Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


22h55 - Estados Unidos administraram até hoje 384.911.290 doses de vacinas anti-Covid-19 distribuiu 466.569.635 revelou o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças

22h50 - Cabo Verde regista duas mortes e 82 novos casos em 24 horas

Cabo Verde anunciou mais duas mortes provocadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 329 os óbitos associados à doença no país, que registou mais 82 infetados, informou hoje o Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério cabo-verdiano avançou que do total de 1.004 resultados recebidos, somam-se 82 casos novos positivos de infeção pelo novo coronavírus desde sexta-feira, numa taxa de positividade de 8,2%.

22h45 - Madeira com 13 novos casos, 125 situações ativas e mais 19 doentes recuperados nas últimas 24 horas.

Quatro pessoas estão hospitalizadas informou hoje a Direção Regional de Saúde.

22h30 - Guiné-Bissau com 56 pessoas internadas e sem nenhuma morte nas últimas 48 horas

22h10 - Protestos anti-vacinas encerram escolas em distrito do Canadá

Um distrito escolar da Columbia Britânica, no Canadá, vai manter os alunos encerrados nos estabelecimentos escolares a partir de segunda-feira, para evitar invasões por parte de pessoas contra a vacinação.

As autoridades acusam os manifestantes de terem entrado em dois edifícios escolares durante os protestos de sexta-feira.

Acionou por isso o protocolo que encerra os estabelecimentos para garantir a sua segurança, implicando que os alunos não puderem deixar as escolas durante o resto do dia.

O mesmo protocolo vai continuar a aplicar-se a partir de segunda-feira na área de salmon Arm, um distrito com cerca de 20 mil habitantes.

21h05 - Sáo Tomé decreta 15 dias sob estado de calamidade para controlar pandemia

20h40 - Cerca de 80 mil jovens recebem segunda dose da vacina anti-Covid

20h35 - MP investiga sites de certificados de vacinação e de testes falsos

20h15 - António Costa apela à união para reconstruir o que se perdeu na pandemia

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que, numa altura em que Portugal está a "poucos dias" de controlar a pandemia da covid-19, é o momento de o país se "unir para reconstruir" o que se perdeu.

"Felizmente, graças ao sucesso do processo de vacinação, nós estamos a poucos dias, a poucas semanas, de poder considerar esta pandemia não ultrapassada, mas controlada. E é por isso o momento em que vamos poder começar a recuperar maior liberdade - o que exige também maior responsabilidade de cada um de nós - mas é também um momento em que, mais do que nunca, temos que nos unir para reconstruir aquilo que perdemos", afirmou António Costa.

19H45 - França reporta mais 7.414 novos casos de infeção com o SARS-CoV-2

19H15 - Angola regista 99 novos casos e dez óbitos nas últimas 24 horas


Angola registou 99 novas infeções, 10 óbitos e 34 recuperações da pandemia de covid-19, nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde, subindo para 1.388 óbitos desde o início da pandemia.

19H08 - Cerca de 8,13 milhões de pessoas com vacinação completa em Portugal

Cerca de 8,13 milhões de pessoas em Portugal tinham vacinação completa contra a covid-19 até às 18:00 de hoje, de acordo com dados da 'task force' que coordena o processo de vacinação.

No que respeita a pessoas com pelo menos uma dose, estavam contabilizados 8,49 milhões e o total de inoculações ascendia a 15 milhões.

Hoje, até às 18:00 foram realizadas mais de 74 mil inoculações, das quais cerca de 55 mil foram segundas doses a utentes com idades entre os 12 e os 17 anos, de acordo com a mesma fonte.

18h40 - Polícia espanhola apanhada de surpresa por festa de 25.000 universitários em Madrid

A festa ao ar livre marcava a entrada de milhares de novos estudantes na universidade e atraiu mais de 25 mil participantes sem qualquer respeito pelas restrições anti-Covid-19, anunciou a polícia da capital espanhola.

Imagens publicadas nas redes sociais mostram milhares de pessoas em proximidade a beber e a dançar.

As forças de segurança reconhecem ter sido apanhadas de surpresa pela dimensão do evento. Este terá sido o maior ajuntamento do género desde o inicio da pandemia, de acordo com a imprensa.

"Havia milhares de pessoas no campus da Universidade Complutense, cerca de 25.000, na noite de sexta para sábado", explicou a polícia municipal. A festa terá sido organizada via WhatsApp, referiu.

"Não houve qualquer aviso por parte da universidade, nem tempo para preparar uma operação adequada de controlo, e dispersar um ajuntamento de cerca de 25 mil pessoas é uma tarefa quase impossível", afirmou a polícia, que chegou ao local cerca da meia-noite.

Os agentes contentaram-se em operar drones de vigilância e em ficar no local até amanhecer, a manter a calma e a evitar incidentes graves, sobretudo nos acessos e transportes públicos.

18h30 - Milhares de pessoas anti-vacinação marcham em Londres

Milhares de pessoas marcham nas ruas da capital inglesa esta tarde, em protesto contra a vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19 e a obrigatoriedade de passaportes de vacinação ou recuperação.

A vacinação de alunos dos 12 aos 15 anos recebeu luz verde na semana passada e deverá ter início na próxima quarta-feira.

A marcha integra-se na Jornada Mundial pela Liberdade, um esforço à escala global para "denunciar as políticas ligadas à pandemia de Covid-19 e às restrições de movimento e actividade", de acordo com os participantes.

18h20 - São Tomé e Príncipe sem mortes desde sexta-feira

País conta com mais 15 casos de infeção e 19 recuperações nas últimas 24 horas, elevando o total de infetados desde o início da pandemia para 3.040.

18h05 - Singapura com mais de mil novos casos este sábado, máximo desde abril de 2020.

Mais de 80% da população de Singapura está vacinada contra a Covid-19.

17h47 - Itália reporta 51 mortes e 4578 novos casos

17h33 - Reino Unido regista 30.144 novos casos e 164 mortes

16h36 - Moçambique sem mortes, com 75 casos e 369 recuperados

Moçambique não registou hoje qualquer morte por covid-19, o que acontece pela terceira vez este mês, anunciou hoje o Ministério da Saúde no boletim diário sobre a pandemia.

Nas últimas 24 horas foram feitos 1.880 testes, dos quais 75 deram resultado positivo, sendo que a cidade de Maputo e a província de Cabo Delgado registaram 21 casos cada, correspondendo a 28% do total de novas infeções.

As autoridades de saúde registaram ainda 369 casos totalmente recuperados.

16h00 - Prossegue a vacinação dos mais jovens durante o fim de semana

A Task Force espera vacinar mais de 80 mil jovens entre os 12 e os 17 anos este fim de semana. Está a ser administrada a segunda dose da vacina contra a covid-19.


15h40 - Máscaras são para manter em todos os espaços fechados

Apesar de mortes, internamentos e novos casos de covid-19 estarem a diminuir, as máscaras são para manter em todos os espaços fechados e não apenas em lares e nos transportes. A ministra da Saúde sublinha que essa é também a recomendação dos especialistas.


15h05 - Certificados de vacinação reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e recuperação de países terceiros já são reconhecidos para viagens aéreas. Esta medida abrange todas as pessoas com mais de 12 anos que queiram viajar para Portugal. Neste caso, aplica-se a vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento.


14h37 - Mais sete mortes e 939 casos em Portugal

O mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde reporta mais 939 casos de Covid-19 e sete mortes associadas à doença em Portugal.

Estão hoje internados 457 doentes (menos 17 do que no dia anterior), dos quais 90 em unidades de cuidados intensivos (menos sete do que na véspera). O total de internamentos hoje é o mais baixo desde 26 de junho, quando estavam internadas 447 pessoas.

Do total de novos casos, 325 foram registados na região norte, 321 em Lisboa e Vale do Tejo, 143 no centro, 70 no Alentejo e 56 no Algarve. Foram ainda confirmadas 13 novas infeções na Madeira e 11 nos Açores.

As mortes ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo (duas), na região Norte (duas), na região Centro (três) e no Alentejo (uma).

O boletim reporta ainda mais 1606 recuperações, para um total de 1.009.517 recuperados. Há ainda menos 674 casos ativos (33.952 no total) e menos 712 contactos em vigilância (30.992 no total).

Desde que foi identificado o primeiro caso de Covid-19 em Portugal, já foram confirmados 1.061.371 casos e 17.902 óbitos.

14h05 - Açores com 17 novos casos e dez recuperações

Os Açores registaram hoje 17 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a doença covid-19 e dez recuperações, aumentando para 103 o número de casos ativos, revelou a Autoridade de Saúde Regional.

11h56 - ASAE suspende temporariamente três estabelecimentos de restauração e bebidas

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu temporariamente três estabelecimentos de restauração e bebidas durante uma operação de fiscalização das regras aplicáveis no atual contexto da pandemia da doença COVID-19 realizada na sexta-feira em oito cidades.

A denominada Operação Regresso Seguro II, direcionada para a verificação do cumprimento das medidas aplicáveis no atual contexto da pandemia da doença COVID-19, em estabelecimentos de restauração e bebidas incluindo as condições de acesso e de controlo nas áreas de 'food court' foi realizada em Centros Comerciais localizados em Lisboa, Almada, Oeiras, Albufeira, Coimbra, Porto, Braga e Vila Nova de Gaia.

Em comunicado, a ASAE explica que durante a ação foram verificadas as regras de lotação dos espaços, de ocupação, de distanciamento físico, de uso de máscara, bem como a obrigatoriedade de apresentação de Certificado Covid ou teste com resultado negativo aquando do acesso ao interior dos estabelecimentos de restauração às sextas-feiras, a partir das 19:00h, e todo o dia, aos sábados, domingos e feriados.

Participaram na ação cerca de 55 inspetores da ASAE e foram fiscalizados 157 operadores económicos e instaurados um processo-crime por desobediência, resistência e coação e 13 processos de contraordenação.

A ASAE destaca como principais infrações três por falta de observância do dever de solicitação e verificação, por parte dos responsáveis dos estabelecimentos, do certificado ou testes Covid-19 ou teste negativo, um por falta de observância do dever de apresentação e detenção de Certificado Covid-19 ou teste negativo, três por inobservância das regras de ocupação, lotação, permanência e distanciamento físico e dois por falta do uso de máscaras ou viseiras.

11h33 - Vacinas de segunda geração procuram prevenir infeção e travar transmissão

Evitar a infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e travar a transmissão é o objetivo das vacinas de segunda geração contra a covid-19 que estão a ser desenvolvidas e que se estima poderem ser administradas ao longo de 2022.

O secretário da Associação Espanhola de Vacinação, José António Forcada, disse à agência de notícias Efe que as vacinas disponíveis reduzem o risco de doença grave, mas não previnem a infeção, que é o que se procura nas vacinas de segunda geração.

O presidente da Associação Nacional de Enfermagem e Vacinas diz, por seu turno, que em caso de ser assim, "reduziria enormemente o risco de transmissão".

Por sua vez, Antonio Carmona, investigador da Área de Investigação de Vacinas de Fisabio, sublinha que as chamadas vacinas de "segunda geração" não serão melhores ou piores do que as vacinas já disponíveis, mas sim complementares às que já estão a ser administradas.

Antonio Carmona, também coordenador científico da COVIDRIVE, um projeto internacional que vai estimar a eficácia das vacinas contra o covid-19 na Europa, explica que algumas destas vacinas se baseiam nas mesmas plataformas tecnológicas que têm sido usadas para desenvolver as vacinas de "primeira geração".

Como valor acrescentado, aponta que algumas destas vacinas de "segunda geração" mostram "potencial para gerar uma resposta imunitária esterilizante mais significativa do que as disponíveis atualmente, pelo que contribuiriam para gerar uma proteção mais eficaz contra a transmissão do vírus.

10h50 - Polícia usa gás pimenta em protesto anti-confinamento na Austrália

A polícia usou gás pimenta contra os manifestantes durante um protesto anti-confinamentos em Melbourne, a segunda maior cidade da Austrália.

Cerca de 1.000 manifestantes reuniram-se em Richmond depois de o local inicialmente previsto para o protesto ter sido alterado no último minuto para fugir das autoridades.

Durante o protesto houve um confronto violento envolvendo um grupo de manifestantes, tendo-se registado várias detenções.

A maioria dos manifestantes desafiou os regulamentos ao não usar máscaras.

Cerca de 2.000 policias foram colocados em postos de controle rodoviário e em patrulhas itinerantes, para tentar impedir que a manifestação ocorresse com a violação das ordens de saúde pública.

O 6.º bloqueio de Melbourne começou em 05 de agosto.

10h17 - África com mais 389 mortes e recuperados a serem o triplo dos novos casos

Mais 389 mortes associadas à covid-19 foram registadas em África nas últimas 24 horas, com o número de doentes recuperados a ser três vezes maior do que o das novas infeções, segundo os dados oficiais mais recentes hoje divulgados.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o total acumulado de mortes associadas à covid-19 no continente desde o início da pandemia é agora de 206.202.

Nas últimas 24 horas, a região registou 14.792 novas infeções, o que totaliza 8.134.511 casos desde o início da pandemia.

Em relação aos recuperados, nas últimas 24 horas foram 45.092, num total de 7.454.718.

8h19 - Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, anunciou hoje o Governo.

"No âmbito das medidas de combate à pandemia da doença covid-19 aplicadas ao tráfego aéreo, o Governo determinou que passam a ser reconhecidos, em condições de reciprocidade e desde que cumpram determinados requisitos, os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros, a cujos respetivos titulares tenham sido administradas vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento (Janssen, AstraZeneca, Moderna, Pfizer)", refere numa nota à comunicação social.

Nesses casos, esclarece o Governo, "deixa de ser exigida a apresentação de teste com resultado negativo no momento do embarque ou na entrada em território nacional dos cidadãos oriundos desses países, que passam também a estar dispensados de cumprir quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem".

Com exceção dos Estados-membros da União Europeia e países associados ao Espaço Schengen, do Brasil, dos Estados Unidos, do Reino Unido e dos países e regiões administrativas cuja situação epidemiológica está de acordo com a Recomendação (UE) 2020/912 do Conselho, de 30 de junho de 2020 - cuja lista passa agora a incluir o Uruguai e exclui a Albânia, a Arménia, o Azerbaijão, o Brunei, o Japão e a Sérvia.

8h15 - China regista mais 46 casos, 31 por contágio local

A China registou hoje 46 novos casos de covid-19, 31 dos quais por contágio local, diagnosticados na província de Fujian, na província de Yunnan, no sudeste da China.

EUA realizam cimeira virtual sobre a Covid-19 à margem da Assembleia Geral da ONU

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai realizar uma cimeira virtual sobre a Covid-19 na quarta-feira, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, anunciou a Casa Branca.

"Este encontro tem como objetivo expandir e fortalecer os nossos esforços conjuntos" e "alinhar com uma visão comum para derrotar a covid-19", adiantou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, em comunicado, citado pela agência France Presse (AFP).

O encontro basear-se-á em reuniões anteriores de líderes e ministros mundiais do G7 ou do G20 e será realizada um dia depois de Joe Biden discursar na Assembleia Geral da ONU.

A Casa Branca disse esperar que os participantes aumentem as suas ambições de vacinação, disponibilidade de testes e medicamentos, que desenvolvam um "mecanismo de financiamento sustentável para a segurança sanitária e a liderança global para ameaças emergentes" e fixem objetivos comuns.

OMS. Menos vacinas em África podem abrir caminho a novas variantes

A diminuição de remessas de vacinas enviadas para os países africanos está a colocar em causa as metas pretendidas pela Organização Mundial de Saúde. A escassez global de vacinas forçou a Covax a reduzir a entrega para 470 milhões de doses o que implicará vacinar apenas 17 por cento da população até ao fim do ano em vez dos 40% estimados. A OMS alerta que África pode tornar-se uma fábrica de variantes.