Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h50 - Brasil regista 183 mortos e 7.446 casos nas últimas 24 horas

O Brasil contabilizou 183 mortos e 7.446 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 603.465 óbitos e 21.651.910 infeções desde o início da pandemia, informou hoje o executivo brasileiro.

A taxa de incidência da doença no Brasil é hoje de 287 mortes e 10.303 casos por 100 mil habitantes, num momento em que as médias diárias de óbitos (322) e casos (9.882) continuam em queda.

Desde abril do ano passado que o país sul-americano, com 213 milhões de habitantes, não tinha uma média diária de óbitos tão baixa.

A diminuição no número de óbitos e infeções é atribuída pelos especialistas aos avanços na campanha de vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 151,5 milhões de brasileiros receberam a primeira dose de alguma das vacinas contra a doença e 106,3 milhões completaram o esquema vacinal.

Para ajudar à imunização do país lusófono, Portugal irá doar 400 mil doses de vacinas ao Brasil no próximo mês, segundo informou à Lusa o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

22h21 - Familiares de vítimas brasileiras ciriticam Governo e pedem justiça

Familiares de vítimas da covid-19 no Brasil criticaram hoje a gestão da pandemia feita pelo Governo de Jair Bolsonaro e pediram justiça durante a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga a atuação do executivo.

A sessão de hoje da CPI da Pandemia, que decorre no Senado brasileiro, foi marcada pelos relatos emotivos dos familiares de vítimas e por homenagens aos que perderam a vida durante a crise sanitária no país sul-americano.

Várias testemunhas criticaram diretamente o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, devido ao seu comportamento negacionista durante a pandemia.

21h19 - Mais de metade da população em Cabo Verde com vacinação completa

Mais de metade da população de Cabo Verde (50,9%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro, entendendo que é um sinal de “otimismo” para a retoma do turismo. Ao presidir, na cidade da Praia, à abertura do primeiro Fórum Internacional de Turismo de Cabo Verde, o chefe do Governo anunciou que o país já atingiu 79,6% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose e 50,9% com vacinação completa.

Esses dados foram reafirmados em conferência de imprensa pelo diretor nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, considerando que é um resultado “muito bom”.

“E isso irá melhorar cada vez mais a nossa proteção contra a covid-19”, previu o porta-voz do Ministério da Saúde, para quem a situação epidemiológica no país poderá ser um reflexo da campanha de vacinação.

20h52 - Cabo Verde regista mais nove infetados e 26 recuperações em 24 horas

Cabo Verde registou mais nove casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e mais 24 pessoas recuperaram da infeção, informou hoje o Ministério da Saúde. Em comunicado, o ministério cabo-verdiano avançou que do total de 285 resultados recebidos dos laboratórios, somam-se nove casos novos positivos de infeção, numa taxa de positividade de 3,2%.

Os novos infetados foram reportados em Santa Catarina de Santiago (quatro), Tarrafal e Santa Cruz com um cada, todos em Santiago, e São Vicente (três).

20h30 - Angola regista 170 novos casos e mais seis óbitos em 24 horas

Angola registou 170 novos casos positivos de covid-19, mais seis óbitos, totalizando 1.670, e 403 recuperações da doença, nas últimas 24 horas, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

Luanda, capital angolana, registou o maior número de novos casos, 102, seguido pelas províncias do Huambo (22), Benguela (16), Zaire (seis), Cabinda (cinco), Cuando-Cubango (cinco) e nas províncias da Huíla e Malanje com dois casos cada, com idades entre 3 meses e 73 anos.

20h05 - Madeira com 11 novos casos e oito pessoas hospitalizadas

As autoridades de saúde da Madeira sinalizaram 11 novos casos de covid-19 na região nas últimas 24 horas, reportando 70 pessoas infetadas e oito hospitalizadas, indica o boletim hoje divulgado sobre a situação epidemiológica na região.

19h40 - Gaia encerra Pavilhão das Pedras sábado e concentra vacinação em Grijó

O centro de vacinação instalado no Pavilhão das Pedras, no centro de Vila Nova de Gaia, vai encerrar no sábado, passando as inoculações a ser feitas no de Grijó, anunciou hoje o presidente da câmara.

“Deixará [centro de vacinação] de ser usado para a administração de vacinas a partir de sábado, concentrando a sua atividade no centro de Grijó”, disse Eduardo Vítor Rodrigues, no final da primeira reunião do executivo municipal após as eleições de 26 de setembro.

O autarca referiu que existe um autocarro (`shuttle´) que transporta, gratuitamente, os utentes desde a Avenida da República até ao centro de vacinação de Grijó e que, agora, vai ser reforçado.

19h06 - PR diz que pandemia “piorou brutalmente” o panorama dos sem-abrigo em Portugal

O Presidente da República alertou hoje que a pandemia de covid-19 “piorou brutalmente” o panorama dos sem-abrigo em Portugal, apesar da recuperação já registada, e salientou o papel que a comunicação social desempenha para alertar e dar esperança.

“O esforço [de retirar os sem-abrigo das ruas] que eu até tinha apontado para 2023, a crise da pandemia veio estragar as contas, porque piorou brutalmente o panorama. O que havia antes piorou muitíssimo nestes dois anos e [apesar da] recuperação, que já houve, ainda não estamos nos números anteriores à pandemia, ainda estamos acima”, frisou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado falava durante uma visita à casa de Manuel Fernandes, antigo sem-abrigo que viveu debaixo de uma ponte no Porto, e que, após a sua situação ter sido tornada pública e ter recebido inclusive a visita do Presidente da República, viu ser-lhe encontrada uma solução, vivendo desde dezembro de 2020 numa habitação na freguesia da Campanhã, no Porto. Para Marcelo Rebelo de Sousa, o caso de Manuel Fernandes é “um bom exemplo" do papel da comunicação social para alertar para casos semelhantes, e importante porque “dá esperança”.

“Às vezes pode ser uma esperança enganadora, mas dá a esperança a muitos outros e responsabiliza aqueles devem ser responsabilizados”, apontou.

18h54 - Moçambique anuncia mais um óbito e 10 novos

Moçambique contabilizou mais uma morte devido à covid-19 e 10 casos de infeção pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde em comunicado.

Moçambique tem um total acumulado de 1.927 óbitos e 151.112 casos, dos quais 98 por cento recuperados da doença e oito internados. casos

18h36 - Reino Unido regista novo máximo de casos desde janeiro

O Reino Unido registou 49.156 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais alto desde meados de janeiro, e 45 mortes, de acordo com os dados oficiais atualizados hoje.

No domingo, o Reino Unido tinha registado 57 mortes e 45.140 casos. Nos últimos sete dias, entre 12 e 18 de outubro, a média diária foi de 124 mortes e 44.145 casos, o que corresponde a uma subida de 11,4 por cento no número de mortes e de 16,2 por cento no número de infeções relativamente aos sete dias anteriores.

Desde o início da pandemia, foram notificados 138.629 óbitos de covid-19.

18h25 - Espanha volta a registar aumento da velocidade de contágios

A incidência acumulada de contágios em Espanha voltou hoje a aumentar, para 42,5 casos por cada 100.000 habitantes diagnosticados nos últimos 14 dias, segundo a atualização dos dados feita pelas autoridades de saúde.

A incidência acumulada passou de 40,8 casos (sexta-feira) para 42,5 (hoje) por cada 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.

18h05 - Rastreios no 3.º ciclo com positividade abaixo dos 0,1%

Os rastreios realizados nas escolas do 3.º ciclo no âmbito do início do ano letivo terminaram na sexta-feira com mais de 215 mil testes e uma taxa de positividade abaixo de 0,1%, indicou hoje o Ministério da Educação.

"Os alunos do 3.º ciclo do ensino básico foram os últimos a serem testados, tendo sido realizados mais de 215 mil testes, com uma taxa de positividade significativamente baixa (0,09%)", refere o comunicado do Ministério da Educação.

A realização de rastreios à covid-19 na comunidade escolar foi uma das medidas implementadas no início do ano letivo e ao longo de mais de um mês envolveu docentes e não docentes de todos os níveis de ensino e os alunos do 3.º ciclo e secundário.

O processo de testagem arrancou em 06 de setembro, com os profissionais das escolas. Entre 20 de setembro e 01 de outubro foram testados os alunos do secundário, terminando com o 3.º ciclo entre 04 e 15 de outubro.

No total, foram realizados cerca de 595 mil testes, entre os quais cerca de 180 mil funcionários e perto de 200 mil alunos do 10.º ao 12.º ano de escolaridade.

A taxa de positividade entre os alunos do 3.º ciclo foi a mais baixa, seguindo-se os resultados entre os trabalhadores (0,12%) e os alunos do secundário (0,15%).

17h55 - OMS. Terceira dose da vacina "é essencial" para pessoas vulneráveis

Uma terceira dose da vacina contra a covid-19 "é essencial para garantir proteção aos mais vulneráveis", como pessoas idosas ou com imunidades mais baixas, realçou hoje, em Lisboa, o diretor da Organização Mundial da Saúde para a Europa.

"Não temos evidência para a generalizar na população", sublinhou Hans P. Klüge, em declarações aos jornalistas, à margem de uma visita guiada à Unidade de Saúde Familiar (USF) da Baixa, na capital.

Em visita oficial a Portugal, hoje e terça-feira, o diretor regional para a Europa da Organização Mundial da Saúde (OMS) frisou ainda que administrar a terceira dose em alguns "não pode ser vista como tirar algo" a outros.

"Temos de fazer tudo ao mesmo tempo: garantir que todos obtêm a primeira e a segunda doses e, entretanto, na região da Europa, dar a terceira dose às pessoas mais vulneráveis", defendeu.

O diretor regional da OMS congratulou o Governo português -- e a ministra da Saúde, Marta Temido, em particular --, por terem conseguido uma "elevadíssima taxa de vacinação".

Recordando que "em 35 dos 53 países" que integram a região Europa da OMS se está "a assistir a uma estabilização da vacinação", Hans P. Klüge salientou: "Portugal, ao contrário, está a fazer um ótimo trabalho."

Esse "bom resultado", acredita, resulta de "um forte sistema de saúde primário e, claro, de uma forte liderança política".

16h27 - Bissau com mais quatro postos de vacinação

O Alto Comissariado para a Covid-19 da Guiné-Bissau em colaboração com a Câmara Municipal de Bissau montaram quatro postos de vacinação contra a doença no Bandim, onde está localizado o maior mercado de Bissau, anunciou o organismo.

A abertura dos postos de vacinação "visa justamente melhorar a cobertura de vacinados contra a covid-19. Há que pessoas que trabalham no mercado que têm dificuldade de deixar os seus postos de trabalho para se vacinarem", explicou o secretário do Alto Comissariado, Plácido Cardoso.

"Decidimos aproximar os postos de vacinação dessas pessoas", salientou Plácido Cardoso, que falava aos jornalistas na conferência semanal sobre a evolução da doença no país.

Segundo o Alto Comissariado, os postos estão localizados junto das duas passadeiras na Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria e na mesquita, no interior do mercado.

O secretário do Alto Comissariado informou também que a campanha nacional de vacinação deve arrancar no próximo dia 25 em todo o território nacional.

"A campanha vai ajudar a dar outro ritmo à campanha de vacinação. Queremos aumentar a cobertura de forma geral nas mulheres", disse Plácido Cardoso.

Os últimos dados disponibilizados, início de outubro, pelo Alto Comissariado em relação à vacinação contra a covid-19 indicavam que quase 69.000 já tinham a vacinação completa.

15h48 - EMA avalia inoculação da vacina Pfizer em crianças

A Agência Europeia do Medicamento arrancou com o processo de avaliação ao pedido da Pfizer para aplicar a sua vacina contra a covid em crianças entre os cinco e os 11 anos.

A Pfizer e a BioNTech apresentaram na passada semana dados que apoiam o uso da vacina mRNA em crianças.

A vacina terá induzido uma forte resposta imunitária em crianças de 11 anos num ensaio clínico de 2.268 participantes, informaram as empresas no mês passado.

15h08 - Receção ao caloiro regressa em Évora após cancelamento em 2020

Os festejos da receção ao caloiro da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) regressam este ano, entre o dia 27 deste mês e 1 de novembro, após o cancelamento da edição anterior, devido à pandemia de covid-19.

Em comunicado, a AAUE indicou que já se encontra “a preparar” a edição deste ano da receção ao caloiro, após a realização do evento ter recebido “parecer positivo” por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo a associação académica, o evento vai decorrer num espaço situado junto ao Colégio do Espírito Santo, o principal edifício da academia alentejana, com “todas as normas impostas pela DGS”, devido à pandemia de covid-19.

14h56 - Porto levanta restrições impostas nos cemitérios devido à Covid-19

O município do Porto voltou a autorizar dentro do recinto dos cemitérios a realização de cerimónias religiosas, a abertura das capelas e a abertura de urnas no interior do cemitério, foi hoje anunciado.

Segundo informação disponível no portal da autarquia, estas atividades, que se encontravam suspensas devido à pandemia, passaram a estar novamente autorizadas, atendendo às mais recentes orientações por parte da Direção-Geral da Saúde.

Nesse sentido, apenas se mantém obrigatório o uso de máscara no interior dos espaços fechados, nomeadamente nas secretarias, capelas, instalações sanitárias e sala de despedida do forno crematório.

14h35 - Doentes internados no Funchal não estão vacinados

Os oito doentes com covid-19 internados no Hospital do Funchal não estão vacinados contra o SARS-CoV-2, indicou hoje o secretário regional de Saúde da Madeira, Pedro Ramos, apelando à população para prosseguir com a vacinação.

“A última morte que tivemos [na sexta-feira], numa fase de controlo quase total da pandemia, é de um cidadão madeirense, com 80 anos, que também não se vacinou por vontade própria”, disse, acrescentando: “Toda a família estava vacinada, mas o cidadão não se quis vacinar. O resultado é o que está à vista, infelizmente”.

O governante, que falava à margem da apresentação dos resultados do rastreio da hepatite C, no Funchal, alertou para o facto de os oito doentes atualmente internados no Hospital Dr. Nélio Mendonça não terem sido vacinados contra o novo coronavírus.

“A vacinação é importante, a pandemia ainda não acabou”, disse, quando na região já decorre a campanha para administração da terceira dose contra a covid-19, em simultâneo com a vacina da gripe, para grupos prioritários com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas com mais de 50 anos com patologia crónica, além dos profissionais de saúde e da proteção civil.

14h09- Mais três mortes e 291 casos confirmados em Portugal

Nas últimas 24 horas, Portugal reportou mais 291 infeções por Covid-19 e três mortes associadas à doença.

Os internamentos subiram. Há mais 17 doentes em enfermaria (312 no total) e mais um nos cuidados intensivos (62 no total).

Do total de novos casos, 102 foram registados em Lisboa e Vale do Tejo, 193 na região norte, 31no centro, 22 no Alentejo e 16 no Algarve Foram ainda confirmadas mais 22 infeções nos Açores e cinco na Madeira.

Os três óbitos, de pessoas com mais de 80 anos, foram registados na região Norte.

O boletim reporta ainda mais 392 recuperações, para um total de 1.031.729. Há menos 104 casos ativos e menos 222 contactos em vigilância.

Desde que foi identificado o primeiro caso de Covid-19 em Portugal, já foram confirmadas 18.100 mortes e 1.080.097. infeções.

A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias a nível nacional e o índice de transmissibilidade (Rt) continuam hoje a subir, fixando-se, respetivamente nos 84,3 casos por 100 mil habitantes e em 1,01.

Segundo o boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge divulgado hoje, a nível nacional a taxa de incidência subiu de 84,2 para 84,3.

Em Portugal continental, este indicador registou também uma subida passando dos 84,4 para 84,7 casos por 100 mil habitantes.

O Rt - que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus - voltou também a subir relativamente aos valores registados na sexta-feira, passando a nível nacional de 1 para 1,01 e em Portugal continental de 1 para 1,02.

13h57 - Papa diz que é urgente ajudar os países com menos vacinas por uma questão de dignidade

O Papa Francisco disse hoje que é urgente ajudar os países que têm menos vacinas, como as para a covid-19, por uma questão de dignidade e não como se tratasse “de uma lamentável esmola”.

No seu discurso aos membros da Fundação do Campus Bio-Médico Universitário de Roma, pertencente ao Opus Dei, o pontífice exortou "à partilha de conhecimentos, experiências e ciência" considerando que se não são oferecidos a todas as pessoas do mundo "são emplastros que podem cobrir a ferida, mas não curá-la em profundidade".

O Papa apontou como exemplo as vacinas, considerando que “é urgente ajudar os países que têm menos”, mas que essa ajuda não deve ser motivada pela pressa das nações ricas em ficarem mais seguras.

“Os medicamentos devem ser distribuídos com dignidade, não como uma esmola lamentável", disse.

O Papa realçou ainda que "nenhuma vida é indigna de ser vivida" e que as necessidades dos doentes precedem os lucros, para transformar a medicina numa "arte".

13h35 - Polícia dispersa protesto contra passaporte sanitário em Trieste

A polícia italiana usou gás lacrimogéneo, jatos de água e carregou contra centenas de manifestantes para dispersar uma concentração de protesto no porto de Trieste contra o uso obrigatório do certificado sanitário da Covid-19.

Os manifestantes, a maioria estivadores e funcionários do porto de Trieste mas também ativistas antivacinas concentravam-se desde que entrou em vigor, sexta-feira, a apresentação obrigatória do certificado sanitário em Itália.

A concentração junto a uma das entradas do porto de Trieste, noroeste de Itália, não chegou a ser bloqueada pelos protestos mas a presença dos manifestantes atrasou a atividade portuária de forma significativa.

Os manifestantes de Trieste que estavam contra o uso obrigatório do passe sanitário usaram "Liberdade" como palavra de ordem durante o protesto.

Para dispersar o protesto, a polícia usou meios de força e acabou por carregar sobre os manifestantes que recusaram abandonar o local mostrando resistência.

Algumas pessoas foram detidas pela polícia.

13h14 - Colin Powell morreu de complicações causadas pela Covid-19 aos 84 anos

O general, o primeiro secretário de Estado afro-americano, morreu com 84 anos, vítima de complicações da Covid-19. Saiba mais aqui.

13h11 - Quase 600 milhões de certificados emitidos na UE e 7,6 milhões em Portugal

Quase 600 milhões de certificados digitais covid-19 da União Europeia (UE) foram emitidos desde julho, quando este comprovativo de testagem, vacinação ou recuperação entrou em vigor para facilitar viagens, num total de 7,6 milhões concedidos em Portugal.

“O certificado digital da UE é uma história de sucesso internacional, que estabeleceu um padrão global ao ser atualmente o único sistema em funcionamento a nível internacional. O certificado tem sido um elemento crucial na resposta da Europa à pandemia e já foram emitidos mais de 591 milhões”, revelou o porta-voz da Comissão Europeia para a área digital, Johannes Bahrke.

O anúncio foi feito na conferência de imprensa diária da instituição, em Bruxelas, no dia em que o executivo comunitário publicou um relatório com um balanço relativo ao certificado digital comprovativo da testagem (negativa), vacinação ou recuperação do vírus SARS-CoV-2, que entrou em vigor na UE no início de julho.

Dados revelados no documento indicam que, entre 01 de julho e até 13 de outubro, Portugal emitiu perto de 7,6 milhões de certificados digitais, a maioria dos quais comprovativo de vacinação (quase 7,1 milhões), de teste PCR (81.387), de teste antigénio (178.954) e ainda de recuperação (227.940).

No conjunto da UE e Espaço Económico Europeu, foram então já emitidos 591 milhões de certificados desde julho, de vacinação (438 milhões), de teste PCR (60 milhões), de teste antigénio (84 milhões) e ainda de recuperação (10 milhões).

12h50 - Pandemia já matou mais de 4,89 milhões de pessoas em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 4.895.733 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.

Mais de 240.607.730 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço, feito às 10:00 TMG (11:00 em Lisboa) de hoje com base em fontes oficiais.

No domingo, registaram-se 4.011 mortes e 296.522 novas infeções, segundo os números coligidos e divulgados pela agência.

12h18 - Açores com 25 novos casos e sete doentes internados

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 25 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, sendo 22 em São Miguel, e três no Faial, contabilizando hoje 193 casos ativos, anunciou a Autoridade de Saúde Regional.

No comunicado diário, aquela entidade acrescenta que hoje há sete doentes internados (mais dois do que no domingo), todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, sendo que nenhum se encontra em Unidade de Cuidados Intensivos.

Quanto aos novos casos de covid-19, diagnosticados nas últimas 24 horas, são resultantes de 350 análises realizadas em laboratórios convencionados.

12h11 - Ministra garante que eficácia e segurança das vacinas é igual em administração simultânea

A ministra da Saúde garantiu hoje que não está previsto qualquer aumento de reações às vacinas com a administração simultânea das da gripe sazonal e covid-19 e disse que o ritmo vai intensificar-se em novembro.

“Não é essa a expectativa, mas de qualquer forma qualquer vacina pode causar alguma reação e as pessoas devem estar atentas e contactar [os serviços de saúde] se isso acontecer”, afirmou a governante, que falava após a vista que hoje fez ao Pólo do Centro Multidisciplinar Dor Beatriz Craveiro Lopes do Hospital Garcia de Orta, no Laranjeiro (Almada).

Marta Temido sublinhou ainda que a eficácia e a segurança das vacinas “permanece idêntica, seja em coadministração seja em administração separada”.

“A possibilidade de fazer a coadministração covid-19 e gripe sazonal facilita bastante. De qualquer forma, o ritmo vai ser mais intenso em novembro, porque a administração vacinas gripe e covid-19 exige que se combine muito bem os prazos de entrega das encomendas feitas pelo pais”, afirmou.

A ministra acrescentou ainda que as pessoas “continuarão a ser convocadas pelos mecanismos habituais” e que estão a ser feitos ajustamentos “para que as situações que têm dado azo a dúvidas em quem recebe os sms sejam clarificadas”.

11h47 - Governo dos Açores reitera compromisso de apresentar proposta sobre estatuto do bombeiro

Secretário Regional da Saúde e Desporto dos Açores, Clélio Meneses, reiterou o compromisso de apresentar, em 2022, uma proposta para o estatuto do bombeiro, revelou hoje o Governo Regional.

Citado numa nota enviada às redações, a propósito da cerimónia comemorativa do 37.º aniversário da Associação de Bombeiros da Praia da Vitória, na ilha Terceira, o governante explicou que será apresentada "uma proposta que valorize o bombeiro, que atualize o que já existe em termos nacionais e regionais e que de alguma forma tente adaptar à Região aquilo que é a resposta a dar às necessidades dos bombeiros”.

“O trabalho está a ser desenvolvido, teve um momento marcante no último conselho regional de bombeiros, mas tem de ser concluído”, adiantou, Clélio Meneses, citado na mesma nota.

Recentemente, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprovou por unanimidade, em sessão plenária, o projeto de resolução para a “Elaboração do Estatuto do Bombeiro da Região Autónoma dos Açores”, apresentado pelos grupos parlamentares do PSD, CDS-PP e PPM.

Essa resolução recomenda ao Governo para "apresentar, no prazo de um ano, essa proposta", lembrou o governante.

11h23 - Mais de 3.600 clientes de comunicações com medidas de proteção no 1.º semestre

Mais de metade (54%) dos 6.835 pedidos de medidas excecionais nos serviços de telecomunicações durante o primeiro semestre deste ano foram aceites, num total de 3.676, informou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Segundo o regulador, os 3.676 clientes que beneficiaram de alguma das garantias previstas na lei no primeiro semestre, na sequência de uma redução do poder de compra devido à pandemia, são menos 8% do que os contabilizados entre 20 de março e 30 de setembro de 2020.

A suspensão temporária de contrato foi “a solução mais requerida”, tendo sido permitida a 979 clientes, ao abrigo do artigo 361.º da lei n.º 75-B/2020, enquanto a cessação unilateral do contrato foi concedida a 866 clientes.

Durante o primeiro semestre, foram ainda 1.123 os clientes com valores em dívida na sequência da não suspensão do serviço que acordaram planos de pagamento com os prestadores.

“Com base na informação disponível, estima-se que o valor médio por cliente abrangido pelo plano de pagamentos foi de 683 euros (incluindo IVA), valor cerca de 4% superior à retribuição mínima mensal em vigor (665 euros) e que corresponde a cerca de 20 faturas médias mensais dos serviços em pacote”, precisa a Anacom.

Por prestador, estes valores variaram entre 282 e 1.023 euros, estimando o regulador “que a prestação dos beneficiários atinja, em média, 88 euros por mês, o que equivale a duas faturas médias dos pacotes de serviços”.

Do lado dos prestadores, a informação disponível indica que os montantes envolvidos nos planos de pagamento ascendem a um máximo de 0,11% e a um mínimo de 0,03% das receitas trimestrais de cada prestador.

Já no que se refere à possibilidade de reativação dos serviços suspensos durante o período de 01 de outubro e 31 de dezembro de 2020, a Anacom diz terem beneficiado de reativação sem custos um total de 721 clientes. Por prestador, a taxa de aceitação variou entre 78% e 100%.

De acordo com o regulador, foram ainda recebidas 289 reclamações de consumidores sobre o acesso às garantias estabelecidas no artigo 361.º da lei n.º 75-B/2020.

10h47 - Municípios com maior autonomia financeira comunicaram mais na pandemia

Um estudo sobre a comunicação dos municípios portugueses no Facebook durante a primeira vaga da pandemia de covid-19 concluiu que as autarquias com maior autonomia financeira comunicaram mais neste período, revelou hoje a Universidade de Coimbra (UC).

A evolução das taxas de infeção em municípios vizinhos e as características sociodemográficas locais foram outros fatores que levaram a que algumas câmaras municipais comunicassem mais ativamente do que outras nesta rede social, de acordo com a análise feita por investigadores da UC.

Para chegarem a estas conclusões, os autores do estudo – Miguel Padeiro e Ângela Freitas, do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra – extraíram mais de 100 mil publicações das páginas oficiais de Facebook de 304 câmaras municipais (quatro municípios portugueses não têm página nesta rede social), entre março e julho de 2020.

“Os dados obtidos foram posteriormente integrados numa extensa base de dados (que abrangia dados territoriais, sociodemográficos, políticos e institucionais), cartografados e analisados através de métodos estatísticos, as designadas análises de regressão”, refere a UC, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

Ao longo da pandemia, principalmente na primeira vaga, as câmaras municipais usaram bastante o Facebook para comunicar. “Era necessário divulgar as medidas de confinamento, mas também providenciar conselhos de higiene, alertar para diversos riscos, dar conta da situação epidemiológica e publicitar os diversos apoios que as câmaras implementavam (compras, medicamentos, apoio social, psicológico, financeiro), contextualiza Miguel Padeiro.

10h24 - União Europeia exportou mais de mil milhões de doses de vacinas para mais de 150 países desde dezembro de 2020

"Atingimos um marco importante na entrega de vacinas contra a Covid-19 ao mundo. A União Europeia exportou mais de mil milhões de doses de vacinas para todo o mundo nos últimos 10 meses", anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Numa curta declaração à imprensa sem perguntas, esta manhã em Bruxelas, a responsável assinalou que "as vacinas produzidas na UE foram enviadas para mais de 150 países em todos os continentes, do Japão à Turquia, do Reino Unido à Nova Zelândia, da África do Sul ao Brasil".

Do total, "entregámos cerca de 87 milhões de doses a países de baixo e médio rendimento através do (mecanismo de acesso às vacinas) COVAX", destacou Ursula von der Leyen.

Segundo a líder do executivo comunitário, a UE é, "muito claramente, o maior exportador de vacinas contra a Covid-19".

"Sempre partilhámos as nossas vacinas de forma justa com o resto do mundo. Exportamos tanto quanto entregamos aos cidadãos da UE e, de facto, pelo menos cada segunda vacina produzida na Europa é exportada, ao mesmo tempo que temos permitido a vacinação dos nossos cidadãos", salientou.

10h10 - Rússia com 34.325 novos casos de infeção, o número mais elevado desde o início da pandemia, e 988 mortos

A Rússia registou 34.325 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, marcando o quinto dia consecutivo com números recorde de infetados desde o início da pandemia, informaram hoje as autoridades de saúde do país.

No mesmo período, foram contabilizadas 998 mortes causadas pela doença, enquanto 16.431 pacientes receberam alta dos hospitais.

Moscovo, que se mantém como o principal foco da infeção no país, registou 69 mortes e 6.823 casos, um novo máximo diário de caso de covid-19.

9h48 - Singapura abre território a pessoas vacinadas de oito países

Os viajantes vacinados com as duas doses da vacina contra o covid-19 provenientes de oito países podem começar a viajar para Singapura sem a obrigação de cumprirem a quarentena que se encontrava em vigor.

Durante vários meses, Singapura adotou a estratégia "Covid Zero" fechando as fronteiras e impondo medidas de rastreio e de confinamento para evitar a propagação da pandemia de covid-19.

Em Singapura, mais de 80% dos habitantes com idade suficiente para serem vacinados já receberam o composto completo contra o novo coronavírus.

Em setembro, a cidade Estado abriu um corredor para viajantes que precisavam de efetuar voos de escala provenientes do Brunei e da Alemanha.

A partir de terça-feira, viajantes oriundos do Reino Unido, Canadá, Dinamarca, França, Itália, Holanda, Espanha e Estados Unidos vão ser abrangidos pela autorização de entrada.

A mesma medida vai alargada às pessoas provenientes da Coreia do Sul, a partir do próximo dia 15 de novembro.

"Singapura não pode ficar isolada e fechada indefinidamente. Assim não funciona e o custo pode ser demasiado elevado", disse o primeiro-ministro Lee Hsien Loong na semana passada quando anunciou as medidas da nova estratégia "Viver com o Covid-19".

O chefe do Executivo disse na altura que a variante delta da doença, mais contagiosa, é um fator determinante acrescentando que "mesmo com a população vacinada" vai ser difícil erradicar a pandemia.

"Quase todos os países aceitaram esta realidade", sublinhou Lee Hsien Loong.

Singapura, que tem 5,45 milhões de habitantes, registou desde o início da pandemia 148 mil casos de infeção e 233 óbitos.

9h22 - Angola sai da recessão e cresce 0,4% este ano

O Banco Mundial prevê que a economia angolana registe este ano o primeiro crescimento económico desde 2016, com uma expansão de 0,4%, mas alerta que o país ainda enfrenta dificuldades na dívida e na produção petrolífera.

"Angola deverá crescer 0,4% em 2021 e 3,1% em 2022, depois de cinco anos consecutivos de recessão, mas o país ainda está a lutar para ganhar fôlego, com elevados níveis de dívida e um fraco desempenha da indústria petrolífera", lê-se no relatório “O Pulsar de África”, divulgado no âmbito dos Encontros Anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), que decorrem até final desta semana em Washington.

No documento, o Banco Mundial - ao contrário do FMI, que prevê uma recessão de 0,7% para Angola - diz que as maiores economias africanas vão sair da recessão este ano, embora crescendo a níveis diferentes, mas todas com muitas dificuldades para apoiar as empresas e as pessoas a superar a pandemia de covid-19.

8h46 - Macau aprova vacina chinesa para maiores de 12 anos

O Governo de Macau aprovou hoje a vacinação para maiores de 12 anos com a vacina inativada do laboratório chinês Sinopharm.

“A idade dos destinatários aplicáveis de vacinas inativadas contra a COVID-19 foi reduzida de 18 para 12 anos”, de acordo com um comunicado, sobre a medida que entra hoje em vigor, divulgado pelo Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

Na mesma nota, as autoridades acrescentaram que “a vacina inativada contra o novo tipo de coronavírus é agora aplicável às pessoas com idade igual ou superior a 12 anos e inferior a 60 anos e às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos com boas condições de saúde e maior risco de exposição; a vacina de mRNA é aplicável às pessoas com idade igual ou superior a 12 anos”.

Desde meados de junho que a faixa etária entre os 12 e 18 anos já pode ser inoculada com a vacina da Pfizer/BioNTech, baseada no RNA mensageiro (mRNA).

8h20 - Auckland vai manter confinamento

A maio cidade da Nova Zelândia vai manter o confinamento por mais duas semanas devido a um surto da variante Delta do SARS-CoV-2.

O confinamento na cidade de 1,7 milhão de habitantes entrou em vigor em meados de agosto.

8h00 - Luso-venezuelanos desafiam pandemia para manifestar devoção a Fátima

Três centenas de luso-venezuelanos participaram domingo num almoço de recolha de fundos para o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Carrizal, a 25 quilómetros a sul de Caracas.

Trata-se da primeira atividade pública local, desde o início da pandemia da covid-19 na Venezuela, em março de 2020, impedindo a realização de atividades para recolher recursos económicos e atrasando a execução das obras do santuário.

“O nosso último evento foi em fevereiro de 2020. Começou a pandemia tudo ficou restringido, limitado. Estamos a retomar as atividades sob medidas de biossegurança. A ideia do almoço é continuar a recolher fundos para dar um impulso às obras”, disse à Lusa Agostinho Gonçalves da Câmara, da Associação Civil Amigos de Nossa Senhora de Fátima.

7h40 - Timor-Leste vai começar a vacinar jovens entre 12 e 18 anos

O primeiro carregamento de vacinas da Pfizer enviadas para Timor-Leste, para serem administradas em jovens entre os 12 e os 18 anos, é oficialmente entregue ao governo de Timor-Leste, esta segunda-feira.

As 100.620 doses, financiadas pelo governo dos Estados Unidos e enviadas para Timor-Leste com o apoio da UNICEF e através do mecanismo multilateral COVAX, vão começar a ser utilizadas em todo o país ainda esta semana.

7h15 - China deteta dois casos locais e 22 importados nas últimas 24 horas

A China detetou 24 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, dois por contágio local em Xi`an, na província de Shaanxi, e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

Os restantes 22 casos foram diagnosticados em viajantes provenientes do estrangeiro, no município de Xangai (leste) e nas províncias de Shandong (leste), Yunnan (sul), Guangdong (sudeste), Sichuan (centro) e Shaanxi (centro).

A Comissão de Saúde da China adiantou que o número total de casos ativos é de 516, um dos quais em estado grave.

Arranca hoje vacinação em simultâneo da covid-19 e da gripe
A vacinação, em simultâneo, contra a gripe e a 3.ª dose da covid-19 arranca esta segunda-feira em Portugal continental. A Direção-Geral da Saúde (DGS) prevê vacinar cerca de dois milhões de pessoas.

A diretora-geral da Saúde Graça Freitas garantiu, na sexta-feira, que está “tudo preparado” para a coadministração das duas vacinas a pessoas com 65 ou mais anos a partir de hoje. A vacinação em simultâneo visa otimizar os esquemas vacinais recomendados.

A DGS avançou que os dados disponíveis analisados pela Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19, que incluem os resultados da reunião do grupo de peritos da Organização Mundial da Saúde em matéria de vacinação, mostram que existe um perfil de segurança aceitável após a toma das duas vacinas.

Os estudos para já indicam que se mantem a eficácia de ambas as vacinas, não havendo, até à data, evidência de alteração da resposta imunológica.

A administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 está a decorrer em Portugal, com prioridade aos idosos com 80 e mais anos e utentes de lares e de cuidados continuados abrangendo, nesta fase, as pessoas com 65 ou mais anos.

O mais recente boletim epidemiológico aponta para mais nove vítimas mortais da covid-19 em 24 horas. Há 465 novos casos.

Estão internadas mais 10 pessoas, num total de 295 internados. Nos cuidados intensivos estão mais duas pessoas, para um total de 61.