Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP
EPA

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.




23h20 - Brasil com 2.202 mortes nas últimas 24 horas ultrapassa as 420 mil

O Brasil, o país latino-americano mais atingido pelo coronavírus, contabilizou nas últimas 24 horas mais 2.202 mortes associadas à covid-19, que excederam as 420.000 desde o início da pandemia, de acordo com dados oficiais do Governo.

Este foi o quinto dia consecutivo em que o país registou mais de 2.000 mortes diárias relacionadas com a doença. Em 14 meses de pandemia, o Brasil já acumulou 421.316 mortes relacionadas com a doença.

O Brasil registou ainda 63.430 novos casos de infeção nas últimas 24 horas e acumula um total de 15,1 milhões infetados desde o final de fevereiro de 2020, segundo o Ministério brasileiro da Saúde.

22h30 - Angola com 276 novos casos e duas mortes nas últimas 24 horas

Angola registou 276 novos casos de infeção por covid-19, duas mortes e 15 recuperados nas últimas 24 horas, segundo dados oficiais divulgados hoje pelo Ministério da Saúde angolano.

Este país africano totaliza 28.477 casos positivos, sendo 630 óbitos, 24.713 recuperados e 3.134 casos ativos.

22h00 - Angola interdita entrada de estrangeiros não residentes provenientes do Brasil e Índia

O Governo angolano decidiu hoje interditar, temporariamente, a entrada no país de estrangeiros não residentes provenientes do Brasil e Índia, determinando "quarentena institucional obrigatória" aos nacionais e estrangeiros residentes oriundos de ambos dos países, devido à covid-19.

A medida, que consta do novo decreto presidencial sobre a situação de calamidade pública no país, foi apresentada hoje, em conferência de imprensa, pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente angolano, Adão de Almeida.

Segundo o diploma legal, que entra em vigor a partir da próxima segunda-feira e se estende até 08 de junho, a interdição temporária é aplicável também a quem tenha feito trânsito em qualquer um dos dois países.

"A quarentena institucional é sujeita à comparticipação", lê-se no documento.

21h30 - Madeira com 12 novos casos nas últimas 24 horas

As autoridades da Madeira diagnosticaram 12 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e mais 23 doentes recuperados nas últimas 24 horas, num dia em que estão identificadas 239 situações ativas, informou hoje a Direção Regional de Saúde.

O boletim epidemiológico diário refere que, desta dúzia de novos casos de covid-19, três são importados (um da Roménia e dois da região de Lisboa e Vale do Tejo), sendo os restantes de transmissão local, associados sobretudo a contactos positivos.

"São 239 os casos ativos, dos quais 11 são casos importados e 228 são de transmissão local", menciona a autoridade regional de saúde.

21h10 - Portimão avança para última fase de desconfinamento

Depois de semanas retido na primeira fase com um elevado número de casos, Portimão avançou diretamente para a última parte do desconfinamento. Comércio e restauração estão agora bem mais aliviados, mas ainda sem grandes expetativas para o Verão.


20h50 - Realojados de novo 23 dos 49 trabalhadores agrícolas imigrantes

Já foram realojados outra vez, em Odemira, 23 dos 49 trabalhadores agrícolas imigrantes que se encontravam no complexo turístico Zmar e na Pousada da Juventude de Almograve.

Duas freguesias do concelho estão ainda com uma cerca sanitária para evitar a transmissão da covid-19.

20h45 - Odemira. Obrigatório teste negativo à covid-19 para entrar nas freguesias em cerca sanitária

Há uma autêntica corrida às farmácias para comprar testes para poder entrar nas freguesias em causa.


20h10 – Europeus vão poder viajar no verão com certificado digital

A presidente da Comissão Europeia diz que o certificado verde vai estar a funcionar em junho. No final da reunião informal de chefes de Estado e de Governo, Ursula von der Leyen anunciou ainda a compra de1 .800 milhões de doses da vacina Fizer até 2023.

A suspensão das patentes não conseguiu o consenso dos 27.


19h15 - PS/Açores discorda de "mais um cargo de nomeação" para gerir vacinação

O grupo parlamentar do PS no parlamento dos Açores considerou hoje "incompreensível a criação de mais um cargo de nomeação para o combate à pandemia", referindo-se à coordenação do processo de vacinação na região.

Os Açores vão ter um coordenador para o processo de vacinação, conforme adiantou na quinta-feira, em conferência de imprensa, o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, que explicou que a decisão se deve à intensificação do processo.

18h55 - Reino Unido regista cinco mortes e 2.047 novos casos

O Reino Unido registou hoje cinco mortes atribuídas à covid-19 e 2.047 novos casos de infeções, segundo os dados oficiais divulgados pelas autoridades britânicas.

Na sexta-feira, o Reino Unido tinha contabilizado 15 mortos e 2.490 novos casos de infeção com o vírus da covid-19, tendo permanecido numa trajetória descendente na última semana.

Desde o início da pandemia, foram notificados 127.603 óbitos associados à covid-19 no país, num total de mais de 4,43 milhões de casos confirmados.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.272.332 mortos no mundo, resultantes de mais de 156,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

18h23 - Merkel diz que europeus poderão viajar no verão e dá exemplo de Portugal

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse hoje que os cidadãos europeus poderão viajar no verão, caso o número de infeções pelo novo coronavírus continue a diminuir, e apontou a descida de casos em Portugal.

Enquanto a União Europeia está a desenvolver um "passaporte de vacinação" válido nos 27 países-membros, as férias de verão no exterior deverão ser possíveis novamente, mesmo para pessoas que não foram vacinadas contra o novo coronavírus, disse.

"Se se olhar para a baixa incidência [de covid-19] que alguns de nossos países parceiros europeus já têm... estou muito esperançosa de que, de um modo geral, também possamos fazer o que foi possível no verão passado", afirmou a chancelar, sublinhando a descida acentuada de casos em Portugal nos últimos meses, após o período de confinamento geral.

Portugal tinha uma das taxas de infeção mais altas do mundo em janeiro, mas na sexta-feira a média móvel a sete dias de novos casos diários era de 3,3 por 100.000 habitantes, isto é, um quarto da taxa nos Estados Unidos.

18h12 - Costa considera que todos os Estados-membros da UE estão a partilhar vacinas

O primeiro-ministro defendeu hoje que a União Europeia tem sido "exemplar" na sua contribuição para o mecanismo Covax e que todos os Estados-membros, também ao nível bilateral, estão a partilhar vacinas contra a covid-19.

António Costa assumiu esta posição no Porto, numa conferência de imprensa conjunta com os presidentes do Conselho, Charles Michel, e da Comissão, Ursula von der Leyen, depois de os três terem sido interrogados sobre a possibilidade de a União Europeia apoiar o levantamento das patentes das vacinas contra a covid-19.

O líder do executivo português não se referiu à questão das patentes - uma exigência de um movimento internacional que tem sido liderado pela Índia e pela África do Sul, e que recebeu recentemente o apoio dos Estados Unidos da América.

"No Conselho Europeu, todos estamos conscientes que ninguém estará protegido enquanto não houver uma imunização à escala global", começou por argumentar António Costa.

O primeiro-ministro defendeu depois que a União Europeia "tem sido exemplar na sua contribuição para o [mecanismo] Covax".

18h00 - Itália regista hoje 10.176 novas infeções e 224 mortos

A Itália registou hoje mais 10.176 novas infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 e 224 mortes associadas à covid-19, enquanto o primeiro-ministro pedia à União Europeia que fosse agilizado o "passaporte secreto".

No total, foram realizados 338.436 testes de diagnóstico, vários milhares a mais do que na sexta-feira e os resultados positivos diminuíram em cerca de 400, informou hoje o Ministério da Saúde italiano.

Foram registadas mais 224 mortes, o que eleva o número total de óbitos para 122.694 desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020.

No total, já foram infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2 4.102.921 italianos .

17h50 - Número de doentes covid em unidades francesas de cuidados intensivos desce pelo quinto dia

São cinco dias consecutivos de queda. Desceu de 5106 para 5005 na sexta-feira.

17h25 - África alerta que o que se passa na Índia pode ocorrer na região

Autoridades africanas e peritos como o diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiram hoje para os riscos de lentidão na vacinação contra a covid-19 e alertaram que a situação da Índia pode repetir-se em África.

Numa reunião que decorreu por videoconferência e foi organizada pela União Africana (UA) para avaliar a resposta continental à pandemia, chefes de Estado, ministros e autoridades sanitárias internacionais e regionais concordaram na necessidade de não serem "complacentes" e de serem mantidas as medidas de prevenção, à espera que os países africanos possam ter um maior acesso a vacinas.

"O que aconteceu noutros locais pode acontecer na nossa África se baixarmos a guarda", advertiu o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus, líder da OMS, referindo-se a um potencial aumento de casos e situações de grave emergência sanitária com o aparecimento de novas variantes.

17h10 - BE acusa UE de ser entrave à vacinação universal

"Quando na Organização Mundial do Comércio se vai discutir a quebra de patentes para universalizar as vacinas, e os próprios Estados Unidos da América mostraram abertura, a União Europeia continua a ser um entrave a que a vacina chegue a todo o mundo e essa é também uma profunda desilusão", defendeu Catarina Martins, à margem de uma manifestação este sábado, sublinhando que "não haveria maior política social, neste momento de pandemia, do que garantir que toda a gente tem acesso à vacina".

16h45 - África com mais 323 mortos e 9.833 infetados nas últimas 24 horas

África registou mais 323 óbitos associados à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 123.961 desde o início da pandemia, e mais 9.833 novos casos de infeções, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados nos 55 Estados-membros da organização é de 4.620.004 e o de recuperados da doença nas últimas 24 horas é de 9.016, subindo para 4.166.858 desde o início da pandemia.

16h20 - Resultados da vacinação são cada vez mais visíveis na população

A infeção por Covid-19 continua a descer em Portugal com o número de novos casos a situar-se nos 57 por 100 mil habitantes - uma média já inferior à prevista para daqui a 15 dias. Ainda assim, o último relatório do Instituto Nacional Ricardo Jorge mostra uma subida prevalente na região Norte e na faixa etária dos 20 aos 30 anos.

Se na semana passada eram os portugueses com idade entre os 10 e os 20 anos que tinham taxas de infeção três vezes superiores à dos maiores de 80, esta semana são os jovens entre os 20 e os 30 que passam em mais do triplo o número de infeções dos idosos.

Registaram-se 87 casos por 100 mil habitantes. Para os especialistas, espelha também a estratégia de testagem.


16h00 - Vacinação no bom caminho com 200 milhões de doses disponibilizadas, diz Von der Leyen

A Comissão Europeia anunciou hoje que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação esteja "no bom caminho".

"Atualizei os líderes sobre os bons progressos que temos com a nossa campanha de vacinação. Já entregámos mais de 200 milhões de doses ao povo europeu e, por isso, estamos no bom caminho para atingir o nosso objetivo de entregar doses suficientes até julho para vacinar 70% da população adulta europeia", divulgou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Falando aos jornalistas no final de um Conselho Europeu informal, no Palácio de Cristal do Porto, a líder do executivo comunitário assinalou que "a administração de vacinas é ainda melhor", sendo que "os números são próximos dos 160 milhões de europeus que já receberam uma primeira dose, o que corresponde a mais de 25% da população da UE".

14h23 - Madeira espera receber quase 600 mil vacinas até fim de setembro

A Madeira espera receber até ao final do terceiro trimestre 596.755 doses de vacinas contra a covid-19, disse hoje o secretário regional da Saúde, no dia em que a região atingiu as 100 mil administrações de doses.

"Até final do terceiro trimestre, esperamos receber 596.755 doses de vacinas", declarou Pedro Ramos, que quis assinalar a administração das 100.000 inoculações, deslocando-se ao centro de vacinação instalado no Madeira Tecnopolo, no Funchal.

O responsável salientou que este número hoje alcançado

14h21 - Portugal registou mais 406 casos de covid-19 e duas mortes, nas últimas 24 horas

Há mais 406 casos de infeção e duas vítimas mortes, este sábado. Há também a registar menos 161 casos ativos, mais 565 recuperados e menos 407 contactos em vigilância.

Os internamentos estão a diminuir: há menos 20 doentes em enfermaria e menos um em unidades de cuidados intensivos.


12h42 - Quase 3,3 milhões de mortos e 156,7 milhões de infeções desde o início da pandemia

A covid-19 já provocou quase 3,3 milhões de mortos e mais de 156,7 milhões de infeções a nível mundial, registando-se mais 884.761 novos contágios em 24 horas, segundo o balanço diário da France-Presse (AFP).

No total, e desde que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi identificado na China em dezembro de 2019, pelo menos 156.790.180 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em todo o mundo e 3.272.332 mortos, tendo sido registados mais 13.882 vítimas mortais, desde sexta-feira, e mais 844.761 novas infeções, números que estão em linha com os valores do dia anterior.

12h02 - União Europeia assina contrato com a Pfizer para comprar 1,8 mil milhões de doses de vacinas

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou hoje um novo contrato para comprar até 1,8 mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19 da BioNTech-Pfizer, até 2023.

"A Comissão acaba de aprovar um contrato para 900 milhões de doses, mais 900 milhões opcionais, com a BioNTech e a Pfizer", anunciou Von der Leyen, acrescentando que "outros contratos e outras tecnologias de vacinas virão".

11h12 - Papa pede suspensão temporária dos direitos das vacinas

O Papa Francisco vai pedir hoje a suspensão temporária dos direitos de propriedade intelectual das vacinas contra o coronavírus, numa mensagem de vídeo que será transmitida num concerto nos Estados Unidos da América.

A posição do Papa será divulgada hoje no "Vax Live", o concerto da campanha destinada a arrecadar fundos para a distribuição de vacinas em todo o mundo.

Na sua mensagem, Francisco apoia a recente posição do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e apela a "um espírito de justiça" que mobilize o mundo a "garantir o acesso universal à vacina e a suspensão temporária dos direitos de propriedade intelectual", segundo informação avançada pela agência de notícias espanhola, Efe.

10h07 - Alemanha baixa número de infeções para 15.685 e regista 238 mortes num dia

A Alemanha registou na sexta-feira 15.685 novas infeções por covid-19 e 238 mortes, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI), numa altura em que a incidência do vírus no país continua a baixar.

O número de contágios é inferior aos divulgados há uma semana, quando as autoridades de saúde anunciaram 18.935 novas infeções. Já o número de vítimas mortais aumentou de 232 no último sábado para as 238 de sexta-feira, de acordo com os últimos dados conhecidos.

06h24 - Índia ultrapassa pela primeira vez 4.000 mortos em 24 horas

A Índia registou pela primeira vez mais de quatro mil mortos diários devido à covid-18, elevando para 238.270 o número de óbitos desde o início da pandemia, anunciou hoje o Governo.

Nas últimas 24 horas, o país registou 4.197 mortes e 401.078 casos da doença, elevando o número total para quase 21,9 milhões.

Com 4.197 mortos registados nas últimas 24 horas, a Índia mantém-se como o terceiro país como mais mortes no mundo, atrás dos Estados Unidos e do Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde indiano e a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

05h48 - China com sete casos em 24 horas, todos oriundos do exterior

A China detetou sete casos de covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

Os casos foram diagnosticados em viajantes provenientes do estrangeiro nas cidades de Xangai e de Tianjin (leste) e nas províncias de Zhejian (sudeste), Hunan (centro), Chongqing (centro) e Shaanxi (centro).

05h16 - EUA com 826 mortos e 47.163 casos nas últimas 24 horas

Os Estados Unidos registaram 826 mortes causadas pela covid-19 e 47.163 casos da doença nas últimas 24 horas, indicou, na sexta-feira, a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Desde o início da pandemia, os EUA acumularam 580.851 óbitos e 32.648.739 casos, mantendo-se como o país com mais mortes e também com mais casos no mundo.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estimou que o país venha a registar mais de 600 mil mortos devido à covid-19.

04h45 - Federação Médica estima em 40 milhões necessidade de vacinas na Venezuela

A Venezuela necessita de 40 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, alertou o presidente da Federação Médica Venezuelana (FMV), sublinhando que o número de contágios no país é superior ao divulgado publicamente.

"Apenas chegaram 880 mil à Venezuela e necessitamos de 40 milhões de doses para imunizar a população venezuelana. O Governo não cumpriu a promessa de comprar dez milhões de vacinas", disse Douglas León Natera, num comunicado divulgado na sexta-feira, em Caracas.
pub