Covid-19. Bolsonaro critica ministro da saúde por apoiar isolamento social

por Mário Aleixo - RTP
Jair Bolsonaro tem criticado as ações restritivas do ministro da saúde mas apareceu de máscara em público oglobo

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, criticou a postura do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, por este o contrariar ao apoiar o isolamento social para enfrentar o novo coronavírus, e acusou-o de “falta de humildade”.

O Mandetta quer muito fazer valer a verdade dele. Pode ser que ele esteja certo, mas está-lhe a faltar humildade”, disse Jair Bolsonaro depois de ser questionado sobre o facto de o ministro da Saúde ter apoiado publicamente o isolamento social, contra o que defende o presidente.

Confrontado com a hipótese de demitir Mandetta, Bolsonaro considerou que este não era o momento, devido ao problema que a área da saúde enfrenta em relação ao coronavírus, mas frisou que qualquer um dos seus ministros pode ser afastado.

Eu não pretendo demiti-lo no meio da ‘guerra’. Em algum momento, ele extrapolou. Respeitei todos os ministros, e a ele também. Espero que ele dê conta do recado. Tenho falado com ele. Ele está numa situação meio… Se ele se sair bem, não há problema. Mas nenhum ministro meu é intocável. Ele teria que ouvir um pouco mais o presidente da República”, frisou Bolsonaro.

O desentendimento entre Mandetta e Bolsonaro tem-se intensificado nos últimos dias, com o ministro da Saúde a reforçar, diariamente, a importância do isolamento social para travar a disseminação do vírus, enquanto que o presidente defende o contrário, chegando a sair para as ruas e misturando-se com a população.
pub