Covid-19. China despede dois quadros da Saúde após novo surto em Qingdao

por Mário Aleixo - RTP
Agente de saúde usa máquina para impedir a propagação do coronavírus na cidade de Qingdao, na província de Shandong Reuters

O presidente de um hospital e o diretor da Comissão de Saúde da cidade de Qingdao, no nordeste da China, foram demitidos, após um novo surto de Covid-19 no país, informaram as autoridades locais.

O governo local anunciou que o diretor da Comissão de Saúde, Sui Zhenhua, e Deng Kai, presidente do hospital para doenças pulmonares de Qingdao, onde começou o novo surto, foram colocados sob investigação. Não foram dadas mais informações.

As autoridades ordenaram o teste dos nove milhões de habitantes na cidade, depois de terem detetado um total de 12 casos, incluindo assintomáticos, desde o fim de semana passado.

O surto pôs fim a quase dois meses sem novos casos de infeção local na China.

Os testes começaram com "contactos próximos" e "contactos mais casuais", expandindo-se gradualmente para todos os distritos da cidade, disse o departamento de Saúde de Qingdao.

Qingdao é um importante porto comercial e centro industrial conhecido pelos componentes eletrónicos e pela marca de cerveja com o mesmo nome da cidade, além de abrigar a frota do norte da marinha chinesa.
Onze novos casos e um é local
A Comissão de Saúde da China informou que o país diagnosticou 11 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, entre os quais um local, na província de Shandong.

O único caso local é um estivador da cidade portuária de Qingdao que, desde 24 de setembro, era assintomático, mas que começou agora a manifestar sintomas.
Tópicos
pub