Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Covid-19. Colombianos desenham cama que se desdobra em caixão

por RTP
Luisa Gonzalez - Reuters

Uma equipa de designers colombianos desenvolveu uma cama de hospital de cartão que se dobra e se transforma em caixão. A ideia pode parecer mórbida, mas os profissionais de saúde consideram que poderá ser necessária na medida em que se prevê que a América Latina seja o próximo epicentro da pandemia.

Com o aumento exponencial do número de casos de infeção por Covid-19 na América Latina nas últimas semanas, uma equipa de designers colombianos surgiu com esta ideia como uma solução pragmática para a escassez de camas hospitalares e de urnas.

“Ficamos parados durante alguns meses como todos, até termos esta ideia”, disse a The Guardian Rodolfo Gómez, fundador da ABC Displays, a empresa responsável pela criação. “Quando vimos o que estava a acontecer no Equador, onde os cadáveres eram empilhados nas ruas, nós soubemos que tínhamos de nos preparar de alguma forma”, explicou Gómez.

O Equador foi dos primeiros focos de infeção na região, mas atualmente a pandemia já chegou aos países vizinhos e a América Latina conta já com mais de 600 mil casos de infeção. O número de mortos na região duplicou nas últimas duas semanas, num total de 40 mil óbitos. A Organização Mundial da Saúde já alertou que “a América tornou-se o novo epicentro da doença”. Na Colômbia, os casos confirmados de infeção estão a aumentar perto de mil por dia, com um total de mais de 23 mil pessoas infetadas e cerca de 800 mortos. O país está agora a relaxar as medidas de restrição impostas durante dois meses, pelo que se prevê um pior cenário no futuro.

Segundo o jornal britânico, a Colômbia conta com apenas oito mil camas de hospital para os quase 50 milhões de habitantes e os profissionais de saúde já anunciaram escassez de equipamentos de proteção individual.

Rodolfo Gómez diz que a empresa tem capacidade para produzir até três mil camas por mês e cada uma pode suportar 150 quilos e tem um custo de 95 dólares, aproximadamente.

“As pessoas podem dizer que estamos a construir camas de morte, mas estamos a tentar ajudar durante uma crise”, explicou Gómez.

A invenção provocou algumas dúvidas na população, indecisa sobre se será engenhosa ou arrepiante. Para os médicos, esta é uma solução “bastante engenhosa”.

“Honestamente, se os casos ficarem fora de controlo e houver uma necessidade desesperada de camas baratas, isto poderá ser uma solução bastante habilidosa”, disse Magda Tovar, médica em Bogotá, capital colombiana.

Brasil e México são os países mais populosos da América Latina e são os mais afetados pela pandemia na região. O Brasil, por exemplo, é o segundo país em todo o mundo mais afetado pela pandemia, com o número de infetados próximo dos 400 mil e mais de 24 mil mortos, o que corresponde a metade dos óbitos na América Latina. Só nas últimas 24 horas foram confirmadas 1.039 mortes e 16.324 mil novos casos de Covid-19 no país.

O Perú regista mais casos do que toda a China e é o segundo país da América do Sul com maior número de infetados (perto de 130 mil).

A nível global, a pandemia já infetou mais de 5,6 milhões de pessoas e provocou a morte de mais de 351 mil.
pub