Covid-19: EUA compram quase todo o stock de Remdesivir para três meses

por Mário Aleixo - RTP
O medicamento foi comprado em massa pelo Estados Unidos Ulrich Perrey - Reuters

Os Estados Unidos compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento Remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento da Covid-19, anunciou o Departamento de Saúde norte-americano.

Em comunicado, o Departamento de Saúde informa que "assegurou mais de 500 mil ciclos de tratamento do medicamento para hospitais americanos até setembro", o que equivale a "100 por cento da produção prevista da Gilead para julho (94.200 ciclos), 90 por cento da produção em agosto (174.900 ciclos) e 90 por cento da produção em setembro (232.800 ciclos), além de uma verba para ensaios clínicos".

Num ciclo de tratamento são utilizadas em média 6,25 ampolas de remdesivir, acrescenta o departamento de serviços de saúde e humanos (HHS, na sigla em inglês).
"O Presidente Donald Trump conseguiu um acordo espantoso para assegurar que os americanos tenham acesso à primeira terapêutica autorizada para a Covid-19", disse o secretário do HHS Alex Azar. "Na medida do possível, queremos que qualquer paciente americano que precise de Remdesivir possa obtê-lo", acrescentou.

A antecipação norte-americana significa que, nos próximos três meses, nenhum outro país terá acesso a este medicamento antiviral, cuja utilização foi recentemente recomendada pela Agência Europeia do Medicamento para adultos e jovens com mais de 12 anos que sofram ainda de pneumonia e necessitem de receber oxigénio.

O medicamento já é utilizado em Portugal, sob condições estritas, e a Comissão Europeia poderá aprovar a recomendação da agência esta semana.
Tópicos
pub