Covid-19. Internamentos estão a duplicar a cada oito dias no Reino Unido

por RTP
Reuters

O ministro britânico da Saúde mostrou-se esta sexta-feira preocupado com a situação no país. O vírus está a acelerar em todo o território com os internamentos hospitalares a duplicarem a cada oito dias. Matt Hancock recusou para já falar em confinamento do total do país mas não colocou de parte essa possibilidade.

O Reino Unido regista o quinto maior número de mortes por Covid-19 do mundo, depois dos Estados Unidos, Brasil, Índia e México, segundo dados da Johns Hopkins University of Medicine.

Em entrevista à Sky News, o ministro da Saúde afirmou que o confinamento será sempre o último recurso mas que o Governo fará o que for necessário para combater o vírus.

"O número de pessoas no hospital está a duplicar a cada oito dias mais ou menos ... faremos o que for necessário para manter as pessoas seguras", disse Hancock. "Nós mantemos essas coisas sob revisão."

Questionado sobre um segundo confinamento, afirmou apenas: "Não posso lhe dar essa resposta agora."

Os casos de COVID-19 começaram a aumentar novamente na Grã-Bretanha em setembro, com entre 3.000 e 4.000 testes positivos registados diariamente na última semana. 

Mesmo assim, um valor ainda abaixo do que está a acontecer em França, com mais de 10 mil novos casos por dia.

Esta quinta-feira morreram na Grã-Bretanha 21 pessoas pela doença, elevando o total - segundo o método de contabilidade do Governo - para 41.705. 

De recordar que mais de 10 milhões de pessoas no Reino Unido já estão em confinamento local.

De acordo com o London Evening Standard, os números de infeções que hoje vão ser revelados mostram um aumento acentuado dos casos em Londres, colocando a capital britânica em risco de restrições à socialização nas próximas duas semanas.

O governo britânico, em particular o primeiro-ministro Boris Johnson, tem sido criticado pela oposição pelas falhas na resposta inicial à pandemia. O executivo tem tido dificuldades em garantir um aumento no número de testes efetuados.
pub