Covid-19. Japão doa um milhão de vacinas ao Vietname

por Lusa
Vacinas provenientes do Japão chegam quarta-feira ao Vietname D.R.-Facebook

O governo japonês anunciou que vai doar um milhão de doses de vacina contra a covid-19 ao Vietname num esforço para assegurar a igualdade de acesso à vacinação na região asiática.

"O Japão está a trabalhar globalmente para assegurar o acesso justo à vacina", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros numa conferência de imprensa.

Toshimitsu Motegi explicou que o carregamento de um milhão de doses da vacina AstraZeneca, fabricada no arquipélago, vai chegar ao Vietname na quarta-feira.

"O Japão recebeu pedidos de vários países e estamos a fazer esforços para financiar e distribuir a vacina", disse Motegui, sublinhando que, tal como no caso de Taiwan, foi tido em conta o número de infetados e "o atraso da vacinação do Vietname no envio das doações".

O Japão já tinha enviado 1,24 milhões de doses da mesma vacina para Taiwan.

No mesmo sentido, o Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês anunciou que estão planeadas novas remessas para a Indonésia, a Malásia, as Filipinas e a Tailândia, no início de julho, além de estarem a ser consideradas remessas adicionais para Taiwan e Vietname.

Apoio ao mecanismo internacional

"Além da cooperação bilateral e do envio de vacinas fabricadas no arquipélago, o Japão também planeia distribuir vacinas através do COVAX", acrescentou o ministro, referindo-se ao mecanismo de parceria internacional liderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que visa para distribuir vacinas contra a covid-19 às nações desfavorecidas.

No início de junho, líderes de 40 países e várias organizações e empresas comprometeram-se a contribuir com mais 2,4 mil milhões de dólares (1,98 milhões de euros).

O Covax atingiu 9,6 mil milhões de euros em financiamento para compra de vacinas e 807 milhões para entregas, prevendo-se que permitirão proteger quase 30% da população adulta em 91 países de rendimentos mais baixos, com entregas previstas para este ano e para o início de 2022.

O governo do Japão, representado pelo primeiro-ministro, Yoshihide Suga, aumentou de 200 milhões para mil milhões o contributo para o Covax.
pub