Covid-19. Menos de 4% da população marcou a vacina em Macau

por Lusa
Os macaenses parecem pouco interessados na toma da vacina Carmo Correia - Lusa

Mais de 25 mil residentes de Macau marcaram a administração da vacina contra a Covid-19, informaram as autoridades locais em comunicado.

Macau iniciou a vacinação de grupos prioritários a 9 de fevereiro e a 22 alargou-a a todos os residentes.

No território vivem atualmente 683 mil pessoas, o que significa que menos de 4% da população pediu até agora para ser vacinada.

"Até 24 de fevereiro 25.462 pessoas agendaram a administração da vacina, das quais 9.284 administraram a primeira dose (...), o que corresponde às expetativas iniciais", de acordo com a nota divulgada pelo Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

A população pode escolher entre as vacinas da Sinopharm, BioNtech e AstraZeneca.

A da Sinopharm é a que tem sido administrada desde o início do plano de vacinação. As autoridades preveem que a vacina da BioNtech chegue ao território "nos próximos dias" via Hong Kong e que a vacinação tenha início "na próxima semana". A vacina da AstraZeneca deve chegar a partir de junho.

A administração da vacina está a ser realizada em 12 centros de saúde e no Centro Hospitalar Conde de São Januário.

Macau, que mantém fortes restrições fronteiriças, não registou qualquer morte entre os 48 casos detetados desde o início da pandemia de covid-19. As autoridades não identificaram também qualquer surto local ou casos entre o pessoal da linha da frente.

Tópicos
pub