Covid-19. México aposta na produção de ventiladores pulmonares

por Mário Aleixo - RTP
O México está empenhado em produzir ventiladores polmunares RTP

O México vai produzir ventiladores pulmonares para socorrer as vítimas da Covid-19 e está a recrutar médicos, revelou o presidente do país, onde o número de contaminados subiu para 1.890, havendo registo de 79 mortos.

"Estamos a testar alguns protótipos de ventiladores e espero que a produção arranque rapidamente", anunciou Andrés Manuel López Obrador.

Enquanto isso não acontece, o México está a tentar adquirir, no mercado internacional, cinco mil ventiladores pulmonares para doentes em falência respiratória aguda por causa do novo coronavírus, anunciou o presidente.

Ainda segundo López Obrador, o México enfrenta também uma escassez de pessoal médico especializado, tendo lançado uma campanha nacional para recrutar e treinar especialistas.

O chefe de Estado alertou os mexicanos para a necessidade de encontrar um ponto de equilíbrio entre a necessidade de proteger a população e manter uma economia saudável.

López Obrador diz que irá tentar "evitar déficits orçamentais", ao mesmo tempo que "lida com os danos económicos decorrentes da pandemia".
pub