Covid-19. Sul-coreana de 96 anos recuperou

por Cristina Sambado - RTP
Kim Hong-Ji - Reuters

Uma mulher de 96 anos é a paciente mais velha na Coreia do Sul a recuperar por completo da Covid-19. Seul alertou que todos os estrangeiros que violarem as regras de quarentena serão deportados.

A mulher, que vive na localidade de Cheongdo, no sul do país, foi diagnosticada com o novo coronavírus a 13 de março e recebeu tratamento intensivo num hospital de Pohang, a leste de Daegu. Foi declarada completamente recuperada na quarta-feira.

Segundo a CNN, Hwang está agora de quarentena em casa juntamente com o filho.

A localidade de Cheongdo fica perto da cidade de Daegu, no sul do país, onde os casos do novo coronavírus estão mais concentrados.
Violadores de quarentena detidos ou deportados
A Coreia do Sul alertou que vai começar a deportar os cidadãos estrangeiros e a deter os cidadãos sul-coreanos que violarem as regras de quarentena, após um aumento dos casos do novo coronavírus.

A Coreia do Sul reforçou as regras de entrada de viajantes vindos de países que sofram de surtos do novo coronavírus, sujeitando-os a duas semanas de quarentena obrigatória.


No entanto, pelo menos 11 pessoas violaram as regras de quarentena entre os dias 13 e 24 de março.

“Vamos aplicar princípios de tolerância zero e agir contra os que deixarem os seus lugares de autoisolamento sem razões legítimas”, afirmou Yoon Tae-ho, diretor-geral de política de Saúde Pública do Ministério da Saúde.

Segundo Yoon Tae-ho, “os estrangeiros serão repatriados à força e os cidadãos sul-coreanos serão denunciados à polícia”.

Os sul-coreanos que violarem as regras podem cumprir pena de prisão até um ano e ser multados em 10 milhões de won (cerca de 7.400 euros).

Esta quinta-feira a Coreia do Sul registou 104 novos casos, 57 deles importados, o que representa, pelo segundo dia consecutivo, mais casos importados do que locais

Entre os casos importados, 49 são cidadãos sul-coreanos que regressaram ao país e oito estrangeiros.
O país regista um total de 9.241 casos e 131 óbitos. Além da mulher de 96 anos, há ainda mais 4.143 recuperados.

Além da Coreia do Sul e da China, outros países asiáticos viram aumentar o número de casos importados do novo coronavírus nas últimas duas semanas, o que ameaça o esforço bem-sucedido de controlar o surto.

Os casos importados de cidadãos asiáticos são sobretudo estudantes que estudam na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos que estão a regressar aos países de origem depois das suas escolas e universidades suspenderem as aulas.
Tópicos
pub