Covid-19. Timor-Leste acorda debaixo do quarto estado de emergência

por Mário Aleixo - RTP
Timor-Leste tenta prevenir a proliferação do vírus no território | Antonio Dasiparu - EPA

Timor-Leste inicia esta quinta-feira o seu quarto período de estado de emergência, que se prolonga durante 30 dias, declarado pelo Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, em resposta à pandemia da Covid-19.

A declaração do estado de emergência assinada por Francisco Guterres Lu-Olo foi publicada no Jornal da República na noite de quarta-feira, horas depois de ser autorizada por 20 dos 31 deputados da Comissão Permanente do Parlamento Nacional.

O decreto do presidente Francisco Guterres Lu-Olo, explica que o estado de emergência inclui restrições à circulação internacional, à circulação e de fixação de residência e à resistência.

O estado de emergência ocorre mais de um mês depois do fim de três períodos consecutivos de estado de exceção e coincide com o aparecimento do primeiro caso positivo desde 15 de maio, um cidadão indonésio que entrou pela fronteira terrestre.

Timor-Leste tem relaxado as medidas de controlo, mantendo fortes restrições à entrada aérea - estão proibidos voos comerciais - e limites nas entradas terrestres, continuando a conduzir para quarentena ou autoconfinamento todos os que chegam ao país.

Apesar de ter estado sem casos, a preocupação no país tem vindo a crescer devido ao aumento no número de infetados nos países vizinhos, quer na Indonésia, quer na Austrália.

Tópicos
pub