Covid-19. Vacinas da Sanofi e GlaxoSmithKline falham

por Alexandre Brito - RTP
Reuters

As farmacêuticas Sanofi e GlaxoSmithKline anunciaram esta manhã que a vacina contra a Covid-19 que estão a desenvolver não foi capaz de criar uma resposta imunitária suficiente durante os ensaios clínicos. É um revés para a investigação destas empresas, que prometem continuar a melhorar este produto. Mas só devem conseguir desenvolver uma vacina eficaz no final de 2021.

A Sanofi e a GlaxoSmithKline anunciaram que terão que realizar novos testes para uma potencial vacina para a Covid-19. Os ensaios clínicos às vacinas que estavam a desenvolver revelaram uma resposta imunológica insuficiente em pessoas mais velhas.

Esta situação vai atrasar o lançamento de uma vacina por estas farmacêuticas pelo menos até o final do próximo ano.

As empresas já garantiram que vão começar um outro estudo em fevereiro.

É uma notícia que chega com forte desilusão não só para as farmacêuticas em causa mas também para os vários países que tinham reservado milhões de doses. É o caso da própria União Europeia, mas também dos Estados Unidos, Canadá e Grã-Bretanha.

Atrasos e testes adicionais no desenvolvimento de vacinas são habituais. Estes dois casos demonstram o difícil que é criar uma vacina em tão pouco tempo.

Os resultados mostraram "uma baixa resposta imunológica em adultos mais velhos provavelmente devido a uma concentração insuficiente do antígeno", disse a francesa Sanofi.

"Eu acho que a Sanofi e a GSK serão capazes de melhorar sua vacina", afirmou à Reuters Jean-Daniel Lelievre, chefe da clínica de imunologia e doenças infecciosas no hospital Henri-Mondor em Creteil, em França.

O processo já está em curso.

c/ Reuters
Tópicos
pub