Covid-19. Venezuela regista recorde de casos diários

por Lusa
Na Venezuela o novo coronavírus ressurge de forma ameaçadora D.R.

A Venezuela registou 2.090 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, o maior número diário desde o início da pandemia de covid-19 no país, em março de 2020.

Os dados foram anunciados pela vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, que instou a população a "vacinar-se e participar no plano nacional de reforço" da imunização contra a covid-19.

"A Venezuela registou hoje o maior número de casos (2.090) e incidência (34%) desde que o primeiro caso da covid-19 foi registado no país", anunciou Delcy Rodríguez na sua conta na rede social Twitter.

Na mesma mensagem, a governante pede "máxima sensibilização e prevenção", apelando à população a "reforçar os cuidados pessoais para evitar a propagação" da variante Ómicron.

"O nosso país demonstrou que, com disciplina e consciência, todos podemos cuidar-nos e aliviar os efeitos da pandemia da covid-19", sublinhou Delcy Rodríguez, sem precisar se foram registados novos óbitos nas últimas 24 horas.

Na Venezuela estão oficialmente confirmados 458.631 casos de covid-19. Há ainda 5.383 mortes associadas ao novo coronavírus, desde o início da pandemia.

Desde março de 2020 que a Venezuela está em confinamento preventivo, por causa da covid-19, aplicando um sistema de sete dias de flexibilização, seguidos de sete dias de confinamento rigoroso.

Nos meses de novembro e dezembro, a quarentena foi declarada flexível, devido à realização de eleições municipais e regionais, e também devido à época natalícia.

Em 3 de janeiro, a Venezuela iniciou a aplicação da vacinação de reforço, ou terceira dose, das vacinas russa Sputnik V e da chinesa Sinopharm, dando prioridade aos profissionais da saúde.

A partir de fevereiro, os venezuelanos com mais de 18 anos de idade poderão apresentar-se nos centros de vacinação para que lhes seja aplicada a vacina de reforço, caso tenham recebido a segunda dose há seis meses.
pub