Danos colaterais da Covid-19. Luvas e máscaras no Mediterrâneo

por Alexandre Brito - RTP
Luvas e máscaras retiradas do Mar Mediterrâneo durante um mergulho Facebook Opération Mer Propre

Já era de certa forma esperado, mas agora está confirmado. Vídeos captados por uma ONG ambientalista no Mediterrâneo mostram luvas de latex e máscaras no fundo do oceano.

As imagens foram captadas no Mediterrâneo junto à cidade francesa de Nice.

A ONG Operação Mar Limpo, que trabalha para a limpeza da Côte d'Azur, está surpreendida porque as máscaras e as luvas começaram a aparecer no mar ainda antes do que estavam à espera.

A situação veio piorar o problema já de si crónico de poluição nesta zona do planeta.

Ao revelar estas imagens e vídeos, que foram partilhados do Facebook, este grupo diz que quer alertar para o que pode acontecer ainda mais conforme os países europeus vão aligeirando as restrições e, com o bom tempo, as populações começam a ir para as praias.

"Estas máscaras não as tínhamos há muito tempo e vamos ter milhões", escreveu no Facebook Laurent Lombard, fundador desta ONG. "Tenham atenção, este é o início de um novo tipo de poluição".

Para já, neste mergulho, Lombard encontrou cinco máscaras descartáveis e quatro luvas de latex. Isto para além do habitual lixo plástico e garrafas vazias.


No mar um problema, mas em terra também. 

A 14 de maio, apenas três dias depois de terem sido aligeiradas as medidas de confinamento em França, funcionários da Câmara de Paris que recolhem o lixo queixaram-se nas redes sociais da quantidade de máscaras que estavam a ser largadas nas ruas da cidade.
Tópicos
pub