Democratas não aprovaram leis para controlo de armas na presidência de Obama porque não quiseram

por Lusa

Washington, 18 fev (Lusa) -- O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, afirmou no sábado que a oposição democrata não aprovou legislação para aumentar o controlo de armas quando Barack Obama liderava o país "porque não quis".

"Assim como não querem resolver o problema do DACA [programa que protege da deportação os jovens imigrantes indocumentados], por que é que os democratas não aprovaram legislação para aumentar o controlo de armas quando tinham tanto a Câmara dos Representantes como o Senado na administração de Obama? Porque não quiseram e agora só falam", escreveu Donald Trump na sua conta da rede social Twitter.

Esta é a primeira vez que Donald Trump aborda o controlo de armas desde que um tiroteio matou na quarta-feira 17 pessoas e feriu outras 14 num liceu em Parkland, na Florida.

Na quinta-feira, quando abordou o crime, cometido por um ex-aluno de 19 anos da escola, o Presidente dos Estados Unidos, eleito pelo Partido Republicano, não fez qualquer menção a eventuais novas medidas legislativas para reforçar o controlo do acesso a armas de fogo, situação que originou críticas por parte da oposição democrata.

Os democratas controlaram as duas câmaras do Congresso norte-americano durante os dois primeiros anos de Barack Obama na Casa Branca, mas os republicanos recuperaram o controlo da Câmara dos Representantes em janeiro de 2011 e o Senado em 2014.

Obama considerou o fracasso das medidas para aumentar o controlo de armas como a maior frustração da sua presidência.

Tópicos
pub