Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Desnuclearização da Coreia do Norte depende de tratado de paz, diz jornal oficial

por Lusa
KCNA via Reuters

Um órgão oficial do regime de Pyongyang defendeu hoje que a desnuclearização da Coreia do Norte depende da assinatura de um tratado de paz, para acabar com o estado de guerra técnico que perdura desde a Guerra da Coreia (1950-1953).

De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o semanário Tongil Sinbo, um dos meios de comunicação que o regime norte-coreano utiliza para fazer passar mensagens para o exterior, escreveu na sua última edição que só haverá mais progressos nas negociações multilaterais se os Estados Unidos aceitarem a declaração sobre o fim da guerra entre as duas coreias.

"Houve um grande avanço nas relações entre a Coreia do Norte, a Coreia do Sul e os Estados Unidos, mas o fim da Guerra das coreias ainda é um assunto não resolvido", pode ler-se no semanário Tongil Sinbo.

"Os Estados Unidos, como parte responsável na declaração do fim da guerra para estabelecer uma paz permanente na península coreana, devem tomar medidas práticas para implementar o acordo da cimeira de 12 de junho em Singapura", que juntou o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, de acordo com o jornal.

O Tongil Sinbo advertiu ainda que "não se pode esperar um bom desenvolvimento das relações inter-coreanas se o Sul seguir cegamente a política de hostilidade contra o Norte através de forças estrangeiras".

Quer na declaração de Panmunjom, firmada em abril durante a histórica cimeira entre os líderes das duas Coreias, quer cimeira de 12 de junho entre Donald Trump e Kim Jong-un ficou acordado que as duas coreias vão trabalhar para alcançar a "completa desnuclearização" da península, comprometendo-se com um tratado multilateral para acabar com o estado de guerra técnico na região que existe desde a Guerra da Coreia (1950-1953).

Tópicos
pub