Detido na Colômbia suspeito com ligações a grupos extremistas que preparava atentado

por Lusa

Um cidadão cubano com ligações a grupos extremistas islâmicos foi detido na cidade colombiana de Pereira, no centro do país, onde alegadamente preparava um atentado a concretizar na capital Bogotá contra norte-americanos, informou a imprensa local.

O detido comunicava por telegrama com grupos extremistas islâmicos e entrou na Colômbia de forma ilegal, noticia a agência EFE.

Segundo o diário El Tiempo, que cita fontes da procuradoria do país, o objetivo do suspeito era cometer um atentado na "Zona Rosa" de Bogotá, uma área de bares e restaurantes muito frequentada por estrangeiros.

Ainda de acordo com o jornal, o atentado estava planeado para ocorrer na terça-feira, pelo que foi desencadeada uma operação para a detenção do suspeito que tinha sido deportado da Colombia em 2015 e expulso dois anos mais tarde, quando também tinha entrado no país ilegalmente.

A investigação concluiu que o detido comunicava através de mensagens por telegrama com grupos extremistas islâmicos e o seu objetivo era "matar cidadãos norte-americanos para dar força aos grupos extremistas religiosos".

O suspeito passou a ser vigiado pelas autoridades da Colômbia após o alerta por parte de agências de segurança estrangeiras, terminando com a sua detenção.

Em conversas tidas a 2 de Março, o detido falou com alguém fora do país a quem disse que Alá o "iria receber no paraíso".

Tópicos
pub