Detidos 26 suspeitos de roubar túmulos da dinastia Tang

por Lusa
Jason Lee - Reuters

Vinte e seis pessoas foram detidas por suspeita de roubo de túmulos da dinastia chinesa Tang, num caso em que foram recuperadas mais de 640 peças arqueológicas, informou hoje a agência noticiosa oficial Xinhua.

A polícia chinesa suspeita que os detidos escavaram ilegalmente na área arqueológica de Dulan, na província de Qinghai, no oeste do país, e estiveram também envolvidos na venda dos objetos, segundo um comunicado do Ministério de Segurança Pública, citado pela agência.

Entre as peças, há algumas de "valor incalculável", pois fazem parte do intercâmbio cultural e comercial entre o Ocidente e o Oriente, e têm mais de mil anos.

Dulan, uma das paragens da Rota da Seda, tem mais de dois mil túmulos, onde se encontraram, nas últimas décadas, peças de ouro, prata, seda, bronze e outros objetos preciosos, que durante séculos passaram por aquela zona.

A dinastia Tang, descrita habitualmente como um dos períodos de maior esplendor da multimilenar civilização chinesa, governou entre os séculos VII e IX.

 

Tópicos
pub