Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Detidos em França três suspeitos dos atentados na Catalunha

por RTP
Juan Medina - Reuters

O ministro do Interior espanhol, Juan Ignacio Zoido, anunciou que foram detidos, em França, três pessoas com alegada ligação aos terroristas dos atentados de agosto em Barcelona e em Cambrils.

Os três detidos teriam ligações a Driss Oukabir, suposto membro da célula terrorista que cometeu, em agosto de 2017, o duplo atentado em Barcelona e em Cambrils, na Catalunha, que provocaram 16 mortos.

As três pessoas foram detidas nos departamentos de Gard e Tarn (suedeste) numa operação conjunta entre a polícia francesa, a Guardia Civil e os Mossos d’Esquadra.

As detenções foram efetuadas na sequência de uma carta rogatória emitida pelas autoridades de Espanha.

Em janeiro, um juiz francês ordenou o início de uma investigação por tentativas de assassinato e terrorismo e relacionada com os ataques de 17 e 18 de agosto.

Poucos dias após os ataques em Barcelona e Cambrils, soube-se que vários membros da célula terrorista teriam realizado, na semana anterior, uma rápida viagem a Paris, tendo passado a noite num hotel nos arredores da capital francesa.

Desde então, os serviços secretos dos dois países têm colaborado para esclarecer o objetivo da viagem, que ainda permanece por esclarecer.

“Os inspetores esperam que desta atuação e dos dados obtidos nos registos, se possam incorporar factos relevantes sobre a relação e possível ligação dos detidos com os terroristas que participaram nos atentados de agosto do ano passado”, lê-se no comunicado de imprensa do Ministério do Interior espanhol.

A nota acrescenta que: “Esta colaboração com a Guadia Civil e os Mossos d’Esquadra está a ser fundamental para o correto esclarecimento dos possíveis vínculos que esta célula terrorista pode manter com o exterior”.
Tópicos
pub