Detidos suspeitos de envolvimento na explosão em Lyon

por RTP
Emmanuel Foudrot - Reuters

A explosão de uma bomba no centro de Lyon, na passada sexta-feira, deixou 13 pessoas feridas. O caso está a ser investigado como sendo um incidente terrorista. As autoridades francesas anunciaram a detenção de três pessoas envolvidas no caso. Um jovem estudante de informática de 24 anos, o irmão e a mãe dos dois. As motivações do ataque ainda não são conhecidas.

A primeira detenção foi anunciada pelo ministro francês do Interior, Christophe Castaner, no Twitter.

Este caso está a ser investigado como terrorismo dadas as circunstâncias do ataque, cometido em pleno dia. Não foi, no entanto, até este momento, reivindicado.

Imagens captadas pelas câmaras de vigilância momentos antes da explosão mostram um ciclista que se dirigiu para o centro de Lyon. Um homem que entra depois numa rua destinada apenas a peões e que coloca um saco de papel junto a uma padaria, para de seguida abandonar o local.

Um minuto depois uma bomba explode ferindo 13 pessoas. No local foram encontrados estilhaços de parafusos, berlindes de vidro e pilhas que podem ter sido projetados pelo engenho explosivo.

Três pessoas foram detidas. Um estudante de informática de 24 anos, de origem argelina, o irmão, maior de idade mas estudante de liceu, e a mãe dos dois, como contou em direto na Antena 1 a correspondente da RTP em Paris Rosário Salgueiro. 
pub