Diplomatas russos. A inacreditável viagem para sair da Coreia do Norte

por RTP
Ministério russo dos Negócios Estrangeiros

Diplomatas russos - e respetivas famílias - tiveram que empurrar um pequeno vagão de caixa aberta numa linha de comboio, durante um quilómetro, para abandonarem a Coreia do Norte. Por causa da Covid-19 estão proibidas praticamente todas as formas de transporte de passageiros pela fronteira.

A imagem é digna de um filme. Não parece sequer verdade. Mas a história foi confirmada e em cima deste vagão está mesmo uma família com diplomatas russos que, para deixaram a Coreia do Norte, tiveram de ser bastante criativos. 

Este grupo, incluindo uma criança de três anos, teve de viajar 32 horas de comboio e duas horas de autocarro, a partir de Pyongyang, apenas para chegar a uma zona próxima da fronteira russa.

Depois tiveram que se desenrascar porque faltava mais de um quilómetro até à fonteira russa.

Carregaram pessoas e bagagens num vagão e, pela linha do comboio, empurraram. De acordo com a Reuters, o "motor" foi quase sempre o terceiro secretário da embaixada russa na Coreia do Norte, Vladislav Sorokin.


Pyongyang alega que até ao momento não tem qualquer caso de Covid-19. O país fechou-se ainda mais ao mundo desde que se começou a falar da pandemia. Praticamente todas as viagens internacionais estão proibidas e mesmo dentro do país as deslocações estão muito limitadas.

Assim que chegou à Rússia, esta família de diplomatas foi saudada e transportada de autocarro para o aeroporto de Vladivostok. Seguiram depois viagem de avião.
Tópicos
pub