Direção de Saúde de província moçambicana ganha "kit" de reanimação para recém-nascido

por Lusa

Maputo, 15 dez (Lusa) - O Programa de Sobrevivência Materna e Infantil (MCSP) doou "kit" completos de reanimação para recém-nascido às autoridades de saúde da província de Nampula, norte de Moçambique, informa um comunicado enviado hoje à Lusa.

"O objetivo é minimizar dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde na provisão de cuidados de qualidade e contribuir para a redução da mortalidade neonatal", refere o documento.

O "kit" é composto por 213 peras de aspiração, 8 aparelhos de fototerapia, 41 aquecedores de recém-nascido, 52 aquecedores de ambiente, 35 balanças elétricas, 65 altímetros pediátricos, 74 fitas métricas, 35 termómetros digitais, entre outro utensílios.

O MCSP é financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Apesar de o número de crianças que morrem antes dos cinco anos ter diminuído nos últimos anos dois cinco anos, a mortalidade infantil em Moçambique continua muito elevada.

Os dados mais atuais sobre a mortalidade infantil em Moçambique divulgados há dois anos indicam que, em 1997, morriam duas em cada dez crianças com idade inferior a cinco anos, mas essa proporção reduziu até metade, em 2011.

Tópicos
pub