Discurso de Reis de Macron enfurece coletes amarelos

por Antena 1

Reuters

O Presidente francês afirmou no tradicional discurso de noite de Reis que os franceses tem pouco sentido do sacrifício do esforço. Para este sábado está marcada mais uma manifestação de coletes amarelos no centro de Paris.

Ao início da manhã as ruas de Paris ainda estão calmas, e os coletes amarelos já se fazem representar, mas ainda muito timidamente.

A acompanhar esta manifestação está a jornalista da RTP, Rosário Salgueiro que em direto para a Antena 1 refere que ontem à noite o discurso de Emmanuel Macron voltou a incendiar a posição face ao movimento.

O Presidente francês disse no tradicional discurso de noite de Reis que os franceses tem pouco sentido do sacrifício do esforço.

Palavras que não caíram bem junto dos porta-vozes dos coletes. Pouco depois o Palácio do Eliseu veio referir que o Presidente estava a falar sobre os mais novos, e não dos trabalhadores velhos.

Mas indignação entre os membros deste movimento está instalada e depois destas palavras de Macron, espera-se mais contestação violenta nas ruas de Paris.

O ministro do Interior mobilizou oitenta mil agentes das forças de segurança para todo o país. Só para Paris estão previstos cinco mil.

Este é já o nono sábado consecutivo que França vê manisfetações, algumas delas bastantes violêntas, por parte do movimento coletes amarelos.
pub