Disparados vários tiros contra carro que transportava assessor do Presidente da Ucrânia

por RTP
Valentyn Ogirenko - Reuters

Vários tiros foram disparados na manhã desta quarta-feira contra um carro que transportava o principal assessor do Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy. O motorista ficou ferido e foi já aberto um processo criminal por suspeitas de homicídio.

O carro foi atingido por mais de dez balas quando passava pela vila de Lesnyky, perto da capital de Kiev, afirma um comunicado da polícia.

O assessor do Presidente ucraniano que seguia na viatura, Serhiy Shefir, não sofreu ferimentos, mas o motorista ficou ferido. A polícia já abriu um processo criminal por suspeitas de homicídio.


Zelenskiy, que chegou ao poder com a promessa de enfrentar os oligarcas do país e combater a corrupção, está atualmente nos Estados Unidos para a Assembleia Geral da ONU.

Mykhailo Podolyak, um outro assessor de Zelenskiy, considera que a tentativa de homicídio pode ser resultado da luta do Presidente contra os magnatas do país. “Este ataque deliberado e extremamente violento, com armas automáticas, não pode ser qualificado de forma diferente do que uma tentativa de matar um membro importante da equipa”, disse Podolyak à agência Reuters.

Nós, como é óbvio, associamos este ataque a uma campanha agressiva e até militante contra a política do chefe de Estado”, acrescentou Podolyak, garantido, porém, que “a política do Presidente voltada para a transformação fundamental do Estado permanecerá inalterada”.

O assessor prometeu ainda medidas mais duras contra os oligarcas. O Parlamento ucraniano deverá debater esta semana uma lei presidencial que visa reduzir precisamente a influência dos oligarcas.
Tópicos
pub