Doença rara torna mulher surda às vozes masculinas

| Mundo

|

A chinesa, identificada apenas pelo apelido Chen, deixou de ouvir as vozes de homens mas continua a ouvir perfeitamente as vozes de outras mulheres.

A mulher atingida de surdez súbita tinha ido deitar-se com dores de cabeça e um zumbido nos ouvidos. De manhã, ao despertar, notou que não conseguia ouvir nada do que lhe dizia o companheiro.

Dirigiu-se então ao hospital Qianpu, na cidade de Xiamen. Foi examinada por otorrinos, que verificaram surpreendidos a selectividade dessa súbita surdez.

Uma médica, Drª Lin Xiaoqing, comentou: "Ela conseguia ouvir-me quando eu lhe falava, mas quando um jovem paciente entrou na sala, não conseguiu ouvir nada do que ele dizia".

Xiaoqing diagnosticou-lhe então uma perda de audição para tudo o que não sejam altas frequências - algo que os otorrinos anglófonos designam tecnicamente como reverse slope hearing loss, e que consideram provavelmente causado pelo stress.

É um caso raro, mas não inédito: considera-se que afecta geralmente uma em cada 13.000 vítimas de surdez súbita. Geralmente manifesta-se de forma menos radical do que no caso de Chen, por exemplo através da dificuldade de entender outras pessoas por telefone, devido à frequência mais baixa que aí têm os sons. Acrescenta-se que Chen pôde recuperar totalmente a audição.

O site da televisão Russia Today, que dá a notícia, comenta ironicamente que parece tratar-se apenas de uma desculpa para não ter de ouvir o namorado. Em português, há também o velho ditado segundo o qual "mulher séria não tem ouvidos", que implicitamente recomendava não dar ouvidos a vozes masculinas, de onde habitualmente provinham os comentários mais indecorosos.

A informação mais vista

+ Em Foco

A Festa dos Tabuleiros regressa às ruas da cidade de Tomar. Um longo desfile em que 750 tabuleiros são transportados por mulheres.

    Os líderes europeus não chegaram a acordo sobre quem deve liderar a União nos próximos cinco anos.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.