Dois mortos em confronto entre guerrilha colombiana ELN e dissidentes das FARC

por Lusa

Bogotá, 18 dez (Lusa) - Duas pessoas morreram no departamento colombiano de Nariño, na fronteira com o Equador, num confronto entre dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN), informaram hoje os `media` locais.

"O que me confirmaram é que esta manhã [de domingo] foram registados combates entre a dissidência das FARC e o ELN", disse à RCN Rádio José Eduardo Cuaical, representante de Cumbal, povoação onde foram registados os confrontos armados.

O departamento de Nariño, no sudoeste da Colômbia, tem sido palco nos últimos meses de uma série de confrontos entre dissidentes das FARC e guerrilheiros do ELN, que fizeram mais de 200 deslocados.

A disputa entre os dissidentes e o ELN versa sobre o controlo das zonas onde antes operavam as FARC, agora convertidas em partido político.

O confronto tem lugar depois de o ELN ter anunciado, no domingo, estar disponível para prorrogar o cessar-fogo bilateral com o Governo colombiano, que termina em 09 de janeiro, acordado no quadro das negociações de paz em Quito.

O cessar-fogo surge após um processo semelhante com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC): da suspensão dos combates ao desarmamento, a antiga e principal guerrilha do país, com sete mil combatentes, transformou-se num partido político legal.

No entanto, o contexto deste acordo é particularmente tenso, já que o ELN multiplicou, nos meses anteriores ao cessar-fogo, as operações contra o exército e a polícia, bem como contra instalações petrolíferas.

As partes concluíram a 01 de dezembro o mais recente ciclo de conversações e voltam a reunir-se em janeiro.

Tópicos
pub