Dois polícias e um civil abatidos em tiroteio na Bélgica

por RTP
O presumível atirador foi “neutralizado”, na terminologia das autoridades belgas François Lenoir - Reuters

Um homem armado matou esta terça-feira dois agentes da polícia e um civil em Liège, na Bélgica. O presumível atirador, que chegou a fazer uma refém, foi entretanto abatido pelas forças de segurança belgas, que admitem ter-se tratado de terrorismo.

Outros dois efetivos das forças policiais belgas ficaram feridos durante o tiroteio. O suspeito da autoria dos disparos contra os agentes acabou por ser abatido pelo Pelotão Anti-Banditismo de Liège.

Os primeiros disparos no centro daquela cidade do leste da Bélgica foram ouvidos cerca das 10h30. Um homem alvejou dois agentes e um civil que ocupava o lugar do passageiro a bordo de um automóvel estacionado no local. Pôs-se, depois, em fuga e ainda fez uma refém – uma funcionária do liceu de Waha.

As forças de segurança bloquearam os acessos à Avenida de Avroy, onde ocorreu o incidente.


A procuradoria de Liège adiantou que o homem abordou os dois polícias pelas costas com uma faca, apoderando-se da arma de fogo de um dos agentes.

A refém saiu ilesa da troca de disparos, que teve lugar à porta do liceu. As autoridades belgas afiançam que o atirador não chegou a ter contacto com os alunos, que permanecem confinados ao interior da escola.

O burgomestre de Liège, Willy Demeyer, deslocou-se ao local e o centro federal de crise está a acompanhar a situação, como sublinhou na rede social Twitter o ministro belga do Interior, Jan Jambon.


O jornal La Libre Belgique escreve que a investigação está a “privilegiar a pista de terrorismo”. Fonte da polícia, citada por esta publicação, adiantou que o atirador teria gritado Allahu Akbar - “Deus é grande” em arábico. Também a emissora pública RTBF indica que as autoridades estão a encarar como sólida a tese de motivações terroristas.

“É uma das questões em cima da mesa, mas por agora todos os cenários estão em aberto”, sublinhou um porta-voz do centro federal de crise.

Liège, cidade industrial próxima da fronteira com a Alemanha, foi palco de um tiroteio em 2011, quando um homem armado matou quatro pessoas e feriu mais de uma centena, acabando por se suicidar.
pub