Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Donald Tusk diz que G7 vai ser “um teste difícil à unidade e solidariedade”

por Antena 1

Foto: Christian Hartmann - Reuters

A cimeira do G7 vai ser “um teste difícil à unidade e solidariedade numa altura em que tem sido muito difícil encontrar uma linguagem comum”. Estas foram palavras do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, num encontro com jornalistas antes do início da cimeira em Biarritz, França.

Tusk disse que as guerras comerciais entre membros do grupo tornam ainda mais débil a já frágil relação de confiança entre os países e respondeu à proposta de Trump de levar a Rússia de volta ao G7 dizendo que “isso não é de maneira nenhuma aceitável” e que melhor seria convidar a Ucrânia a participar como observador na próxima reunião.

Tusk disse ainda que a União Europeia vai responder à letra se os EUA taxarem o vinho francês como represália pelas taxas europeias sobre o digital e acrescentou que a Amazónia, tema que também será discutido no G7, é outro sinal deprimente dos nossos tempos.

A enviada especial da Antena 1 a esta cimeira, Rosário Salgueiro, já testemunhou sinais da habitual contestação que rodeia as cimeiras do G7.
pub