Economia moçambicana cresceu 3,4% entre janeiro e setembro

| Mundo

A economia moçambicana cresceu 3,4% entre janeiro e setembro deste ano, anunciou hoje o Governo, após a reunião semanal do Conselho de Ministros em que foi analisado o relatório de execução orçamental dos três primeiros trimestres de 2018.

"Em termos de desempenho, olhando para os principais indicadores, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu em 3,4%", referiu Ana Comoana, porta-voz do Conselho de Ministros.

"Este indicador já demonstra a melhoria do desempenho da economia nacional", acrescentou.

No primeiro trimestre deste ano, o PIB tinha crescido 3,2%, registando-se depois um crescimento de 3,3% no conjunto dos dois primeiros trimestres (entre janeiro e junho).

Com um trimestre pela frente, os números ficam aquém das previsões anuais do executivo.

O Governo moçambicano tinha previsto no início do ano que a economia deveria crescer 5,3% em 2018, meta que foi revista em baixa pelo Ministério da Economia e Finanças no início de outubro para 4,1%.

O Banco Mundial prevê que a economia de Moçambique cresça 3,3% este ano, enquanto que o Fundo Monetário Internacional aponta para 3,5%.

O PIB moçambicano cresceu 3,8% em 2016 e 3,7% em 2017.

No que respeita à execução do Orçamento de Estado, esta teve em atenção "a racionalização da despesa pública", bem como "a melhoria da capacidade de arrecadação de receitas do Estado", acrescentou a porta-voz.

O Governo referiu que vão merecer atenção os setores de alojamento e restauração "que podem alavancar a economia nacional", referiu.

Tópicos:

Moçambique,

A informação mais vista

+ Em Foco

O criador dos óculos de realidade virtual está a desenvolver tecnologia que vai transferir jogos de vídeo para os campos de batalha.

Reunimos aqui reportagens sobre as forças de elite portuguesas, emitidas por ocasião dos 100 anos do Armistício que pôs fim à I Guerra Mundial.

    O coração de Lisboa foi palco do maior desfile militar dos últimos 100 anos no país, por ocasião do centenário do Armistício que pôs fim à I Grande Guerra.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em novos conteúdos de serviço público que podem ser seguidos na página RTP Europa.