Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Eleição de Centeno: Banco Europeu Investimento saúda "excelente escolha"

por Lusa

Bruxelas, 05 dez (Lusa) - O presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Werner Hoyer, saudou hoje a eleição de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo, considerando que se tratou de "uma excelente escolha".

"Mário Centeno é uma excelente escolha para presidente do Eurogrupo. Está a servir bem o seu país, a consolidar a crescente reputação de Portugal como uma história económica de sucesso", comentou Hoyer, num comunicado hoje divulgado em Bruxelas, no dia seguinte à eleição do ministro português como presidente do fórum informal de ministros das Finanças da zona euro.

Recordando que Centeno é também presidente do Conselho de Governadores do BEI - que compreende todos os ministros das Finanças da União Europeia -, o presidente da instituição comenta que o ministro português tem igualmente ajudado o banco da UE a consolidar a sua forte tradição e a contribuir para o sistema económico e financeiro da União.

"Estou desejoso de trabalhar com ele neste seu novo papel, bem como continuar a cooperar com ele enquanto presidente do BEI", conclui Werner Hoyer.

Centeno foi eleito na segunda-feira presidente do Eurogrupo para um mandato de dois anos e meio, a ter início em 13 de janeiro próximo, ao impor-se na segunda volta da eleição realizada na reunião do fórum de ministros das Finanças da zona euro.

Mário Centeno torna-se o terceiro presidente da história do Eurogrupo, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker (2005-2013) e do holandês Jeroen Dijsselbloem (2013 até ao presente).

ACC// ATR

 

Tópicos
pub