Em Irpin, Costa condena "brutalidade" de Moscovo sobre população civil

por RTP

Foto: Twitter

Nesta cidade às portas de Kiev que esteve sob ataque russo durante um mês, António Costa falou de um cenário "absolutamente devastador".

Questionado sobre o que mais o impressionou nesta visita, António Costa mencionou a "brutalidade" que se percebe ter afetado as populações civis da cidade.

O primeiro-ministro considerou ainda que a ação russa não entra nos parâmetros de uma "guerra normal" por fugir às regras do jogo e ir além do combate entre militares.

"Sabemos que a guerra é sempre dramática, mas a guerra tem regras. Aqui, já não estamos a falar de uma guerra normal, mas de atos verdadeiramente criminosos", declarou António Costa. 

Por isso, considera "fundamental que as investigações prossigam e que todos os crimes de guerra sejam devidamente apurados e punidos".

"Estamos a falar de algo que é verdadeiramente criminoso e que visa a pura destruição da vida das pessoas, a destruição da vida e do futuro de um país", afirmou.

Ainda questionado sobre o apoio direto de Portugal a uma localidade ucraniana específica, António Costa refere que esse será um tema a discutir ainda hoje com o presidente ucraniano.

Nesta visita, António Costa não esqueceu a comunidade ucraniana em Portugal, muito significativa há vários anos, e que "ajudou ao desenvolvimento" do país. Esta comunidade ucraniana em Portugal cresceu exponencialmente nos primeiros meses de guerra, destacou.
pub