Em Macau não é possível mobilizar protestos como os de Hong Kong - Associação de Advogados

por Lusa

Macau, China, 20 jun 2019 (Lusa) -- O presidente da Associação de Advogados de Macau defendeu em entrevista à Lusa que em Macau não é possível promover uma mobilização como a que se assistiu nos protestos em Hong Kong contra a lei da extradição.

"Acho que em Macau não é possível mobilizar as pessoas, nem pagando, até porque não vai haver ninguém a pagar para fazer barulho", ironizou Neto Valente, depois de recordar palavras de um "fanático defensor do Partido [Comunista] que toda a gente foi paga com duas mil patacas, por cabeça, para se apresentar na manifestação" que juntou milhões de pessoas nas ruas de Hong Kong.

"Isso é insulto a dois milhões de pessoas, quase um terço da população de Hong Kong" que saiu à rua, sustentou.

As emendas à lei da extradição que causaram tanta polémica em Hong Kong podem ser vistas de duas formas: uma "mais simpática" e outra "mais perversa", disse.

"A forma simpática de ver isto é: entre o virem buscar pessoas em Hong Kong por baixo da mesa, à socapa, e levá-las para a China, e haver regras estabelecidas claramente a definir em que condições são entregues à China, eu, talvez por deformação profissional, prefiro que haja regras", defendeu.

"Mas tem o lado perverso: (...) com essas regras e com a amplitude com que as autoridades chinesas apreciam qualquer crítica como sendo contra o Estado, como sendo um ataque ao partido (...) também pode acontecer que a China diga que pretende a entrega de determinadas pessoas para serem acusadas de crimes que são crimes de opinião, que não são crimes perante a lei de Hong Kong ou de Macau", explicou.

Só no domingo, o terceiro protesto numa semana, cerca de dois milhões de pessoas manifestaram-se em Hong Kong contra a lei da extradição, segundo os organizadores, assumindo-se como o maior desde 1997, aquando da transição da ex-colónia britânica para a administração chinesa.

Após os confrontos violentos entre a polícia e os manifestantes, com as forças de segurança a usarem gás lacrimogéneo, gás pimenta e balas de borracha para dispersar a multidão, quase um terço da população inundou o centro de Hong Kong para pedir a retirada da lei que permitiria extraditar suspeitos de crimes para outras jurisdições sem acordo prévio, como é o caso da China continental.

A transferência de Hong Kong e Macau para a República Popular da China, em 1997 e 1999, respetivamente, decorreu sob o princípio "um país, dois sistemas", precisamente o que os opositores às alterações da lei garantem estar agora em causa.

Para as duas regiões administrativas especiais da China foi acordado um período de 50 anos com elevado grau de autonomia, a nível executivo, legislativo e judiciário, sendo o Governo central chinês responsável pelas relações externas e defesa.

Tópicos
pub