Embaixador russo em Ankara morto em atentado

por RTP
Umit Bektas, Reuters

O embaixador russo na Turquia, Andrey Karlov, foi hoje atingido com gravidade no acto de abertura de uma exposição fotográfica. Acabou por sucumbir aos ferimentos

Testemunhas oculares citadas pela agência noticiosa russa Sputnik referem que Karlov foi alvejado e que foi possível assisti-lo imediatamente no local. Foi depois transportado para o hospital, onde acabou por morrer.

DR
O atentado ocorre na véspera de uma visita agendada do ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlüt Çavuşoğlu, a Moscovo para discussões sobre a Síria com representantes da Rússia e do Irão.

Segundo o diário turco Hüryiet, Karlov foi atingido a tiro quando discursava. Um jornalista do Hürryiet presente no local relata que o autor dos disparos começou por abrir fogo para o ar e, depois de ter provocado a fuga do público, disparou sobre o embaixador.

Fontes oficiosas da Embaixada russa citadas por aquele periódico afirmaram a convicção de que se terá tratado de um ataque levado a cabo por fundamentalistas islâmicos. Segundo a Agência France Presse, o autor dos disparos terá lançado gritos que davam a entender tratar-se de uma vingança pelo papel da Rússia na batalha de Alepo.

O ministro do Interior, Süleyman Soylu, deslocou-se ao local, que foi cercado por forças especiais.A Agência France Presse noticiou entretanto que o autor do atentado foi abatido pelas forças de segurança.

Segundo o correspondente da Antena 1 na Turquia, José Pedro Tavares, o país tem assistido a várias manifestações face ao que se passa em Alepo, na Síria.

Segundo fontes turcas citadas em Der Spiegel, o autor do atentado era um polícia turco, vestido à paisana, que fazia parte do dispositivo de segurança montado para o evento, e que realizou três disparos contra o embaixador com a sua pistola de serviço.

Tratando-se de um atentado proveniente de um sector político próximo do Governo turco, considera-se que poderá ter efeitos negativos sobre o difícil processo de reaproximação entre Moscovo e Ankara, depois de as relações terem atingido o seu ponto mais baixo quando um avião militar russo foi abatido por caças turcos.
pub