Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Encontrado navio russo com possível "tesouro"

por RTP
O Shinil Group acredita que o navio esteja avaliado em 884 mil milhões de dólares Lusa

Um navio de guerra russo foi encontrado nas profundezas do oceano na Coreia do Sul, mais de um século depois de se ter afundado. A empresa que descobriu os escombros afirmou, na terça-feira, que acredita que o navio tenha 130 mil milhões de dólares em ouro.

O cruzador Dmitrii Donskoi afundou-se nas águas entre a Coreia do Sul e o Japão em 1905, durante a guerra entre a Rússia e o Japão. Após 113 anos, o Shinil Group, uma empresa sul-coreana, descobriu na terça-feira os destroços do navio.

Mas o que suscita mais interesse nesta descoberta é o tesouro que se acredita existir dentro do navio. A empresa da Coreia do Sul alega que juntamente com o navio foram encontrados 130 mil milhões de dólares em ouro (mais de 113 mil milhões de euros).

Segundo a agência Reuters, o Shinil Group garantiu que na próxima semana irá apresentar provas que suportem as surpreendentes alegações. Acrescenta que a empresa foi a “única entidade no mundo” a descobrir o navio.

No entanto, a atribuição da responsabilidade pela descoberta do navio não é assim tão clara. O Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia Oceânica contestou o que foi argumentado pelo Shinil Group e afirma que foi o instituto a descobrir o navio russo em 2003, sustentando o argumento com fotografias e mapas de 2007.
O Shinil Group acredita que o navio esteja avaliado em 884 mil milhões de dólares
Uma empresa de construção norte-coreana também se juntou à discussão e reivindica a posição de primeiro lugar relativamente à descoberta do navio de guerra.

A verdade é que desde que o navio se afundou, várias têm sido as tentativas de encontrar a embarcação e “caçar” o tesouro que se acredita existir. Rumores defendem a ideia que o Donskoi carregava ouro para a Rota do Pacífico da Rússia – ouro esse que estaria avaliado numa fortuna de milhões e seria um dos maiores tesouros descobertos até hoje caso fosse encontrado.

O Shinil Group, em declarações à CNN, revela não ter certezas da quantidade de ouro que irá ser possível recuperar. Acrescenta que o navio foi encontrado num declive profundo no oceano e que algumas partes do casco estavam bastante danificadas, mas outras, pelo contrário, estavam praticamente intactas.

A empresa sul-coreana revelou que tem intenções de registar o navio junto das autoridades para, de seguida, resgatá-lo para a superfície. Declara, ainda, que 10 por cento do valor do ouro será empregue em projetos turísticos na ilha de Ulleungdo, incluindo um memorial do navio.
Tópicos
pub