Erdogan à frente nas presidenciais na Turquia após contagem de um quarto dos votos - agência estatal

por Lusa

Istambul, 24 jun (Lusa) -- O chefe de Estado turco cessante, Recep Tayyip Erdogan, lidera os resultados das eleições presidenciais de hoje na Turquia com 58,5% quando estão contados mais de um quarto dos votos, indicou a agência estatal Anadolu.

Erdogan, que precisa de conseguir mais de 50% dos votos para evitar uma segunda volta, é seguido pelo social-democrata Muharrem Ince, que obteve 27,13% dos votos, segundo a contagem parcial.

Os turcos votaram hoje em eleições antecipadas para escolher o presidente e os deputados, consideradas um dos escrutínios mais disputados desde que Erdogan chegou ao poder, em 2003.

Depois de Erdogan e Ince aparecem a candidata nacionalista Meral Aksener (7,6%), o candidato pró-curdo que está preso Selahattin Demirtas (5,7%), e dois outros candidatos.

A contagem dos votos para os deputados é mais lenta. Segundo a Anadolu, a coligação formada pelo partido de Erdogan, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) e pelo ultranacionalista Partido de Ação Nacionalista (MHP) está à frente com 65% dos votos quando estão contados 10% dos boletins.

A aliança da oposição, constituída pelo pelo Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata), o Iyi Parti (Bom Partido, direita nacionalista) e o Saadet (Partido da Felicidade, islamita conservador), está em segundo lugar com 25,50% dos votos.

Se nenhum dos candidatos à presidência conseguir mais de 50% dos votos a segunda volta realiza-se a 8 de julho.

PAL // JPS

 

Tópicos
pub