Espanha. Duas operações policiais dão rude golpe no tráfico de drogas

por Lusa

O Ministério do Interior espanhol anunciou hoje a apreensão de 8,7 toneladas de cocaína que estavam escondidas em contentores de banana no porto de Algeciras, "a maior da história do narcotráfico" em Espanha e uma das maiores na Europa.

A droga, que estava escondida em contentores provenientes da Colômbia, foi apreendida no domingo no porto de Algeciras, em Cádis, refere o ministério, anunciando que seis pessoas foram detidas, entre as quais dois empresários e um guarda civil,

Em conferência de imprensa, o ministro do Interior, Juan Ignacio Zoido, explicou que os investigadores estavam a acompanhar um "despacho suspeito" de três contentores carregados com bananas que viajavam num navio da Colômbia.

Ao chegar ao porto de Algeciras, os três contentores foram revistados e num deles foram encontrados 8.740 quilos de cocaína.

Esta apreensão ocorre quatro meses depois de terem sido apreendidas cerca de seis toneladas de cocaína no mesmo porto.

Noutra iniciativa de grande envergadura, a guarda civil espanhola deteve hoje mais de 20 pessoas numa megaoperação contra clãs de droga na povoação de Son Banya, em Palma de Maiorca, indicaram fontes da investigação à agência EFE.

Durante a operação, dirigida contra as principais organizações de venda de droga em Maiorca, foi detida a maioria dos cabecilhas dos clãs que se refugiam nessa povoação dos arredores da capital balnear.

As mesmas fontes indicaram que na operação, que se iniciou antes das 07:00 locais (06:00 em Lisboa), participaram quase 300 agentes armados.

A operação focou-se no principal ponto de distribuição e venda de drogas nas Ilhas Baleares, mas, além de Son Banya, houve buscas em imóveis de outros locais de Palma de Maiorca.

Tanto a Guarda Civil como a Polícia Nacional têm realizado intervenções contra o tráfico de drogas na localidade, um assentamento criado em 1970 como uma morada temporária para famílias ciganas que viviam em barracas, e que a autarquia de Palma pretende desmantelar.

 

Tópicos
pub