Espanha emite mandados de detenção internacional para seis independentistas

por RTP
Reuters

O juiz do Supremo Tribunal, Pablo Llarena, reativou cinco mandados de detenção europeus contra os antigos membros do governo catalão que estão fora de Espanha, entre eles Carls Puigdemont. Emitiu ainda uma mandado internacional de detenção para Marta Rovira, que esta sexta-feira não se apresentou perante o Supremo Tribunal, deixando uma carta a anunciar que fugia de Espanha.

A decisão surge no mesmo dia em que foram colocados em prisão preventiva cinco outros membros do movimento independentista, por ordem do Supremo Tribunal de Justiça.

Entre eles está Jordi Turull, o candidato a presidente da Generalitat. Para este sábado estava marcada uma nova sessão do parlamento para tentar a investidura de Turull, depois de, na quinta-feira, a astenção da CUP ter impedido a investidura.

As decisões do Supremo fizeram com que milhares de manifestantes saíssem à rua com manifestações quer de apoio, quer de repúdio.


Carles Puigdemont e os outros quatro independentistas (Antonio Comín, Lluís Puig, Meritxell Serret e Clara Ponsatí) já tinham sido alvo de uma mandado europeu de detenção, que entretanto fora suspenso pelo Tribunal.
Tópicos
pub