Esperança média de vida vai quebrar barreira dos 90 anos em 2030

por Antena 1

Foto: José Manuel Ribeiro - Reuters

Em 2030 espera-se que as mulheres sul coreanas sejam os primeiros humanos a terem uma esperança média de vida que supera as nove décadas.

Um estudo publicado na revista médica Lancet, realizado em 35 países, diz que a esperança média de vida aumentará nos próximos dezassete anos em todos esses países. O caso português também é estudado, sendo um dos países onde a esperança de vida mais vai aumentar, com acréscimo de cerca de quatro anos.  
 
Manuel Carrageta, da Sociedade Portuguesa de Gerontologia, explica que o aumento da educação para a saúde, a evolução das intervenções médicas e a detecção precoce de doenças são factores que explicam a evolução da esperança média de vida no mundo.
Pressão sobre as contas públicas
O responsável sublinha no entanto que as pessoas do sul da Europa vivem mais, mas têm mais incapacidades associadas à idade que no norte, isto porque desenvolvem "menos atividade física regular".

Manuel Carrageta lembra ainda que esta evolução da esperança média de vida vai significar uma pressão adicional sobre as contas públicas dos países, especialmente em áreas como a saúde ou a segurança social.

No entanto, os idosos podem e devem procurar integrar-se e manter-se ativos na sociedade, quer através do apoio direto à família ou pela inserção em ações de voluntariado, acrescenta.
pub