Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Estivadores espanhóis suspendem greve prevista para os próximos dias

por Lusa

Os estivadores espanhóis decidiram suspender a greve prevista para os próximos dias depois da mudança de posição da associação patronal, com quem se irão reunir na próxima semana, segundo um comunicado de imprensa dos sindicatos.

Os representantes dos trabalhadores esperam que se clarifique a situação na associação que reúne as empresas de estiva (Anesco), depois da saída desta estrutura de algumas das associadas que mais criticavam a posição dos sindicatos.

Os diferendos no seio da Anesco aumentaram depois de um número crescendo de empresas ter concluído acordos bilaterais com os sindicatos da estiva.

Os sindicatos "ficam à espera" da marcação de uma data para a reunião onde preveem formalizar "os acordos alcançados com a maioria das empresas".

Apesar de terem desconvocado os próximos dias de greve, ainda estão previstas paragem do trabalho em 29 e 30 de junho, 03 e 04 e 06 e 07 de julho.

A normalidade tem regressado nos últimos dias aos portos espanhóis à medida que os estivadores em greve chegaram a acordo com algumas das empresas.

O parlamento espanhol aprovou em maio último o real decreto-lei proposto pelo Governo que liberaliza o trabalho dos estivadores que, na altura, marcaram a sua oposição ao projeto e convocaram uma greve.

A legislação aprovada prevê que patronato e trabalhadores devem ainda chegar a um acordo coletivo que regulamente os casos em que um estivador que mude de empregador possa manter as mesmas condições laborais (como salário, categoria e antiguidade) do contrato inicial.

pub