Estrasburgo. Detidas cinco pessoas desde o tiroteio

por RTP
Agentes da unidade especial da polícia francesa em ação em Estrasburgo Christian Hartmann - Reuters

As autoridades policiais desencadearam esta quinta-feira buscas no bairro de Neudorf, em Estrasburgo, para tentar localizar o presumível autor do atentado no mercado de Natal. Foi detida uma quinta pessoa no âmbito da investigação.

O homem detido esta quinta-feira não tem ligações familiares com Cherif Chekatt, ao contrário das outras quatro pessoas que foram detidas na quarta-feira. Mas terá contactado no passado com o principal suspeito, quando ambos estiveram presos na Alemanha.

“Trata-se de uma operação de busca semelhante às que ocorreram nas últimas 36 horas”, afirmou perante o Senado o ministro do Interior, Christophe Castaner.

“As buscas decorrem em diversos locais. De momento, ninguém pode dizer que a pessoa que procuramos se encontra em determinado local”, confirmou fonte policial.


Um outro responsável policial precisou que esta operação foi desencadeada no âmbito do inquérito, mas não tem “por objetivo imediato” a detenção do suspeito.

Nas ruas de Neudorf foram colocados vários veículos policiais e centenas de polícias patrulharam as artérias do bairro. Dois helicópteros sobrevoam a localidade em busca de Cherif Chekatt. A operação foi entretanto dada como concluída e as escolas locais reabriram.

As autoridades perderam o rasto de Cherif Chekatt, o presumível autor do tiroteio no mercado de Natal, precisamente neste bairro. O atentado da passada terça-feira provocou três mortos, outra encontra-se em morte cerebral.

Durante a manhã desta quinta-feira, a polícia realizou buscas em casa de uma das irmãs de Cherif Chekatt que vive em Paris.

As autoridades ainda não avançaram com uma data para reabrir o mercado de Natal em Estrasburgo. E na zona onde ocorreu o atentado prosseguem as homenagens às vítimas, como relata a jornalista Fernanda Gabriel.

A segurança foi reforçada na fronteira entre a Alemanha e França. As autoridades não colocam de lado a possibilidade de Cherif Chekatt já se encontrar na Alemanha, país onde chegou a estar detido juntamente com o indíviduo que foi detido esta quinta-feira.

A polícia alemã está a colaborar com as autoridades francesas nesta caça ao homem.

Entretanto, o Governo francês pediu ao movimento dos coletes amarelos para anular a manifestação que estava marcada para a tarde do próximo sábado em Paris.
Tópicos
pub