Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

EUA dão 60 dias à Rússia para cumprir tratado de armas nucleares

por RTP
Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, após a reunião dos Ministros de Negócios estrangeiros da NATO, em Bruxelas Reuters

O secretário de Estado da Administração Trump anunciou a retirada norte-americana do tratado INF dentro de 60 dias, se Moscovo não retroceder no incumprimento das diretivas acordadas em 1987.

A Rússia desenvolveu "múltiplos batalhões de mísseis SSC-8", acusou Pompeo, referindo-se aos mísseis de solo de alcance intermédio igualmente conhecidos pela designação Novator 9M729. "O seu alcance é uma ameaça direta à Europa", afirmou.

Em conferência de imprensa em Bruxelas, após uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO, Mike Pompeo disse que só a Rússia pode salvar o tratado sobre armas nucleares de alcance intermédio, admitindo tê-lo violado e voltando a cumpri-lo.

Acrescentou que os Estados Unidos não irão testar nem instalar nenhum sistema nos próximos 60 dias, o período dado à Rússia para corrigir a violação.

O secretário de Estado norte-americano considerou que, estrategicamente, já não faz qualquer sentido ser o seu país o único a cumprir o tratado INF. Prometeu ainda consultar os aliados europeus sobre os próximos passos a dar.

O nível de tensão entre o Ocidente e a Rússia tem aumentado desde meados de outubro, quando Donald Trump anunciou a retirada dos Estados Unidos do tratado sobre armas nucleares de alcance intermédio (INF, na sigla em inglês), assinado com a Rússia em 1987, e fez crescer os receios de uma potencial nova corrida ao armamento.

Os ministros de Negócios Estrangeiros da NATO acusaram hoje formalmente a Rússia de ter rompido o tratado sobre armas nucleares em solo europeu, subscrevendo as conclusões de Washington.

A acusação da Aliança foi publicada em comunicado, emitido após a reunião.

"Os aliados concluíram que a Rússia desenvolveu e colocou no terreno um sistema de mísseis, o 9M729, que viola o Tratado INF e constitui riscos significativos para a segurança euro-atlântica", refere o texto.

"Apoiamos com firmeza as conclusões dos Estados Unidos de que a Rússia está a violar as suas obrigações sob o Tratado INF", acrescenta.
pub