Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

EUA impõem novas sanções ao Irão por violações aos direitos humanos

por Lusa

Os Estados Unidos impuseram hoje novas sanções contra o Irão, que visam cerca de uma dúzia de entidades e responsáveis iranianos por "violações flagrantes aos direitos humanos" no país.

A decisão, anunciada pelo Departamento do tesouro norte-americano, surge numa altura em que estão em curso negociações para salvar o acordo sobre o programa nuclear o Irão, que, segundo Teerão, serão retomadas na próxima quinta-feira.

As sanções têm como destinatários várias unidades especiais das forças de segurança encarregadas de manter a ordem ou de luta contra o terrorismo, bem como responsáveis por várias prisões.

Os responsáveis sancionados incluem Hassan Karami, o comandante das unidades especiais LEF, e Mohsen Ebrahimi, o comandante da NOPO.

As prisões iranianas de Zahedan e Isfahan também são alvo, segundo as autoridades de Washington, porque ali foram executados prisioneiros.

Além das sanções a entidades e personalidades iranianas, e tendo sempre como pano de fundo as violações aos direitos humanos, o Departamento do Tesouro também as aplicou ao chefe da Inteligência Militar do Uganda.

As sanções foram ainda aplicadas a dois oficiais da Força Aérea Síria, responsáveis por ataques com armas químicas contra civis, e a três responsáveis dos serviços secretos sírios devido a atos de repressão.

"Estas sanções incluem indivíduos previamente sancionados pela União Europeia (UE), o que aproxima os Estados Unidos dos seus aliados e parceiros, refletindo o nosso compromisso comum com a promoção da democracia e o respeito pelos direitos humanos", lê-se no comunicado.

Hoje, em Teerão, antes de partir para Moscovo para consultas, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Ali Bagheri, igualmente o negociador chefe da delegação do Irão, indicou que as conversações serão retomadas quinta-feira, depois de os países integrantes do pacto terem pedido tempo para estudar as propostas de Teerão.

"Achei necessário, nesta fase, consultar as autoridades russas para continuar as negociações na quinta-feira numa atmosfera construtiva", afirmou segundo o portal `iribnews, da televisão estatal.

As negociações para salvar o acordo nuclear com o Irão foram retomadas a 29 de novembro após um hiato de cinco meses, mas estão suspensas novamente desde sexta-feira, com os países que ainda fazem parte do pacto a pedirem tempo para estudar as propostas iranianas.

No entanto, poucas horas antes das palavras de Bagheri, a França considerou que as propostas formuladas por Teerão não constituem "uma base razoável" para salvar o acordo que visa impedir Teerão de adquirir armas nucleares.

"O tempo está a esgotar-se porque o Irão continua com o seu programa nuclear numa trajetória extremamente preocupante", afirmou a porta-voz da diplomacia francesa, Anne-Claire Legendre.

Hoje de manhã, Bagheri defendeu que as propostas feitas por Teerão representam "iniciativas muito úteis e construtivas" e que "podem fazer avançar o processo de negociação".

Concluído em 2015 entre o Irão e as grandes potências (Estados Unidos, Rússia, China, França, Alemanha e Reino Unido), o acordo está em causa desde a retirada unilateral do pacto dos Estados Unidos, em 2018, e do restabelecimento das sanções, levando Teerão, em resposta, a desvincular-se da maioria dos seus compromissos.

O acordo oferece a Teerão o levantamento de parte das sanções que sufocam a sua economia em troca de uma redução drástica do programa nuclear, colocado sob estrito controlo da ONU.

pub