EUA. India Walton será a primeira mulher presidente de Câmara em Buffalo

por Joana Raposo Santos - RTP
India Walton, de 38 anos, apresenta-se como socialista. Lindsay Dedario - Reuters

A cidade de Buffalo, no Estado de Nova Iorque, deverá ter pela primeira vez uma mulher como presidente de Câmara. India Walton alcançou a vitória histórica esta quarta-feira ao vencer as primárias. Caso vença também as eleições gerais de novembro - algo expectável, uma vez que Buffalo é uma cidade maioritariamente democrata -, tornar-se-á também a primeira presidente de Câmara socialista de uma grande cidade norte-americana desde 1960.

É ativista social e antiga enfermeira. No último inverno decidiu bater de porta em porta na cidade de Buffalo para recolher as duas mil assinaturas que permitiram que se candidatasse à presidência da Câmara. Esta quarta-feira, nas eleições primárias, a candidata inesperada acabou por derrotar o atual autarca de Buffalo, o democrata Byron Brown, já no quarto mandato.

India Walton, de 38 anos, apresenta-se como socialista e tem frisado a importância de colocar os cidadãos acima do lucro. “A intenção desta campanha é fazer descer o poder e os recursos, colocando-os nas mãos do povo”, declarou em conferência de imprensa após a vitória.

Durante a campanha eleitoral, prometeu fazer várias mudanças nos seus primeiros 100 dias no cargo. A intenção é assinar uma declaração de direitos dos inquilinos para controlar as rendas, impedir que seja a polícia a responder a pedidos de auxílio em casos de doença mental e declarar a Buffalo como “cidade-santuário”, condição que limita a cooperação entre a cidade e as agências federais para a imigração, de modo a proteger os imigrantes da deportação.

A luta da candidata socialista passa ainda pelos direitos dos afro-americanos. “Na saúde, nas financias e na habitação, todos os sistemas deste país foram desenhados de modo a excluírem pessoas pobres e pessoas de cor”, disse em entrevista à revista Mother Jones. “E, até começarmos a ter conversas sérias sobre como corrigir esse problema (…), não vamos longe enquanto país”.

Walton superou as expectativas ao vencer estas eleições primárias. Agora basta que vença também as eleições gerais de novembro em Buffalo, o que está praticamente dado por garantido, dado que a cidade é tendencialmente democrata.

A candidata celebrou numa chamada telefónica com a sua mãe, momento que foi gravado em vídeo: “Mãezinha, ganhei! Mãezinha, sou a presidente da Câmara de Buffalo! Bom, só a partir de janeiro, mas sim”, exclamou.


O democrata Byron Brown, que saiu derrotado destas primárias apesar de estar já no seu quarto mandato enquanto autarca de Buffalo, ainda não assumiu os resultados. “Vamos garantir que todos os votos são contados”, disse ao New York Times.

Já India Walton tem-se mostrado confiante sobre os resultados, declarando vitória e frisando que estas eleições mostraram como “uma plataforma progressista que coloca as pessoas acima do lucro é viável e necessária”.

“Os resultados desta noite provam que os cidadãos de Buffalo exigem um governo orientado para a comunidade e para as pessoas, e nós estamos preparados para os servir”, assegurou Walton em comunicado. “Durante demasiado tempo vimos a nossa cidade trabalhar para os políticos, para a polícia, mas não para as famílias trabalhadoras comuns. Na nossa cidade, todos terão um lugar à mesa”, concluiu.

Walton tinha já, durante a campanha eleitoral, criticado o rival Byron Brown, nomeadamente pelo modo como tem lidado com a pandemia de covid-19. O democrata, de 62 anos, tem apoiado a reabertura económica do Estado de Nova Iorque e recusou participar num debate com a adversária.
Tópicos
pub