Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

EUA querem trabalhar com Itália no "respeito pelos direitos humanos"

por Lusa

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse hoje pretender trabalhar com o novo Governo italiano em objetivos comuns, como o apoio à Ucrânia e o "respeito pelos direitos humanos", numa mensagem após a vitória eleitoral da extrema-direita.

"Após as eleições italianas de ontem [domingo], estamos ansiosos para trabalhar com o Governo de Itália nos nossos objetivos compartilhados: apoiar uma Ucrânia livre e independente, respeitar os direitos humanos e construir um futuro económico sustentável", escreveu o chefe da diplomacia norte-americana na rede social Twitter.

"A Itália é um aliado vital, uma democracia forte e um parceiro valioso", acrescentou Blinken.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já havia prometido colocar a defesa da democracia e dos direitos humanos no centro da sua política externa.

Segundo os resultados parciais, a coligação de direita e extrema-direita - liderada pelos Irmãos de Itália e que reúne ainda a Liga, de Matteo Salvini, e o conservador Força Itália, de Silvio Berlusconi - obteve cerca de 43% dos votos nas legislativas.

O bloco de centro-esquerda, liderado pelo Partido Democrático, de Enrico Letta, deverá ter 26% dos votos.

O partido Irmãos de Itália, liderado por Giorgia Meloni, foi fundado em 2012 e tem raízes no Movimento Social Italiano (MSI), fundado pelos seguidores do ditador fascista Benito Mussolini.

Tópicos
pub