Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

EUA testam míssil intercontinental no Oceano Pacífico

por RTP
Reuters

Os Estados Unidos realizaram esta madrugada um ensaio com um míssil intercontinental que voou até um atol no Oceano Pacífico, no que é considerada uma "importante demonstração da capacidade de dissuasão" perante a escalada de tensão com a Coreia do Norte.

A Força Aérea norte-americana anunciou na quinta-feira o lançamento de um míssil balístico Minuteman III desarmado, desde a base aérea californiana de Vandenberg.
 
O míssil de longo alcance percorreu cerca de 6800 quilómetros até uma zona designada para o impacto do projétil no atol de Kwajalein, nas ilhas Marshall.
 
“O lançamento desta noite é uma importante demonstração da nossa capacidade de dissuasão”, declarou, em comunicado, o coronel John Moss, comandante da Ala Espacial 30, fação encarregada de gerir os silos de mísseis intercontinentais com capacidade nuclear na base aérea de Vandenberg.
 
O lançamento ocorreu em plena escalada de tensões com o regime de Pyongyang, depois de vários meses de ensaios com mísseis por parte do regime de Kim Jong-un. 

O sistema de mísseis Minuteman tem 60 anos de história, mas tem sido modernizado em várias ocasiões de forma a conseguir manter a capacidade de dissuasão nuclear dos EUA, que é baseada em silos em terra, submarinos e bombardeiros estratégicos.

c/ Lusa
Tópicos
pub