Ex-primeiro-ministro da Guiné-Conacri denuncia "tentativa de assassinato"

por Lusa

Conacri, 23 out (Lusa) -- O ex-primeiro-ministro da Guiné-Conacri Cellou Dalein Diallo anunciou hoje ter sido vítima de uma "tentativa de assassinato", depois do veículo em que seguia ter sido alvejado, quando ia caminho de uma manifestação da oposição, proibida pelas autoridades.

"A força de segurança disparou e os autores do atentado ripostaram. O meu motorista está ferido", referiu o líder da oposição, Cellou Dalein Diallo, à agência noticiosa France-Presse (AFP).

Segundo a comitiva de Diallo, o motorista foi atingido no rosto por estilhaços de vidro.

"A bala passou entre o meu motorista e eu", acrescentou Diallo, apontando para os impactos de uma bala que passou pelas janelas dianteira e traseira do veículo.

Questionado pela AFP, o porta-voz da polícia não quis reagir. Também o ministro da Administração Territorial, Bouraima Condé, não respondeu às solicitações da AFP.

Contudo, o líder da União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG) garante que o tentaram assassinar, nesta ação.

"Da última vez eu disse que ele (Alpha Condé, Presidente da Guiné-Conacri) ordenou que eu fosse assassinado. Essa é a prova mais eloquente, olhe para o para-brisa", acrescentou.

Centenas de jovens entraram hoje em confronto com a polícia em Conacri, capital da Guiné-Conacri, no início de uma manifestação da oposição guineense proibida pelas autoridades.

"Eu vou dizer aos autores desta tentativa que não vou ceder, vou continuar a minha luta para o sacrifício final, se for necessário, porque não podemos aceitar que as nossas liberdades são confiscadas, que a nossa Constituição é violada permanentemente pelo Alpha Condé", sublinhou Diallo.

O chefe das unidades de intervenção da polícia, general Ansoumane Camara, alertou que "qualquer agrupamento para provocar uma marcha ou impedir que as pessoas se movam será reprimido".

A oposição agendou para hoje uma manifestação para protestar contra a violação, pelo poder, de um acordo alcançado em agosto sobre a instalação de representantes locais eleitos, após a votação, contestada, de 04 de fevereiro.

Esta acusa o poder de subornar alguns dos seus funcionários eleitos para garantir o controlo das câmaras municipais em todo o país.

Em 16 de outubro, um jovem foi morto em Conacri no segundo de dois dias de uma manifestação organizada pela oposição.

Tópicos
pub