Ex-secretário de Defesa responde a Trump e pede defesa dos aliados dos EUA

por Lusa

Nova Iorque, Estados Unidos, 18 out 2019 (Lusa) - O antigo secretário de Defesa norte-americano James Mattis respondeu, na quinta-feira, com ironia às críticas do Presidente Donald Trump, e defendeu a necessidade de os Estados Unidos apoiarem os aliados, incluindo os curdos.

Mattis aproveitou um discurso proferido numa gala de beneficência para responder às críticas de Trump, que se referiu ao ex-secretário como o "general mais sobrestimado do mundo", durante uma tensa reunião com legisladores para discutir a ofensiva turca na Síria.

"Sinto-me honrado, porque [Donald Trump] também já apelidou Meryl Streep de atriz sobrestimada. Parece que sou a Meryl Streep dos generais, o que soa muito bem", brincou o ex-secretário de Defesa.

A intervenção de Mattis ganhou depois um tom mais sério, com várias advertências sobre o estado da política norte-americana.

O general, que saiu da Casa Branca no final do ano passado em confronto com a visão de Trump, foi muito crítico em relação à falta de compromisso entre republicanos e democratas, como também "ao cinismo que contaminou as democracias ocidentais".

Mattis sublinhou a dívida que os Estados Unidos têm com aqueles que "lutaram pela liberdade" e continuam a fazê-lo hoje em dia em diferentes partes do mundo.

O ex-secretário da Defesa destacou, nomeadamente, os "norte-americanos que estão a apoiar os aliados curdos", à mercê de um ataque da Turquia com a retirada das tropas ordenada por Trump, numa declaração que desencadeou uma forte ovação do público.

Tópicos
pub