Falsa partida para o processo de corrupção de Nicolas Sarkozy

por Antena 1

Reuters

O julgamento do antigo Presidente francês Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira suspenso e adiado para a próxima quinta-feira.

O advogado de um dos três réus pediu o adiamento por questões sanitárias.

De acordo com a defesa, o juiz Gilbert Azibert está doente e impedido por razões de saúde de se deslocar ao tribunal. Este magistrado, ausente nesta primeira sessão, é acusado de ter anuído a interferir e a dar informações ao antigo Presidente sobre o processo Bettencourt, no qual Sarkozy também era visado.

Em troca, o juiz pedia um posto no Tribunal do Mónaco. Nas escutas telefónicas, Sarkozy foi escutado a aceitar a troca de favores.

O juiz réu, de 74 anos, vive em Marselha e sofre há uma década de problemas cardíacos e respiratórios. O coletivo de juízes pediu uma junta médica independente que avalie o estado de saúde deste arguido.

Este é um processo histórico. É a primeira vez que um antigo Chefe de Estado se senta no banco dos réus acusado de corrupção.

Ao lado de Sarkozy e do juiz Azibert está também o advogado de sempre do antigo Presidente. Thierry Herzog é acusado de ter sido o intermediário entre o ex-inquilino do Palácio do Eliseu e o magistrado. Todos arriscam um máximo de dez anos de prisão.

O julgamento retoma as sessões daqui a três dias e vai durar três semanas.

Reportagem da correspondente da Antena 1 em França, Rosário Salgueiro.
pub